Taxistas agora poderão fazer corridas entre cidades no Estado

Imagem: Presidente da Agepan conversa com deputados sobre mudança em decreto.
Presidente da Agepan conversa com deputados sobre mudança em decreto.
03/12/2013 - 18:17 Por: João Prestes    Foto: João Prestes

Os taxistas de Mato Grosso do Sul conseguiram mais uma vitória na regulamentação da atividade. Atendendo a pedido da categoria, o deputado estadual Felipe Orro (PDT) encaminhou reivindicação à Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos) para alterar o decreto que trata da autorização das corridas entre cidades. Na tarde desta terça-feira (3/12), em reunião com o diretor-presidente da Agepan, Youssif Domingos, foi finalizada a minuta do novo decreto atendendo todas as exigências dos taxistas.

"Os taxistas queriam suprimir um trecho do decreto que admitia corridas entre cidades apenas em casos de urgência e emergência. Isso era muito complicado de comprovar e não raro o taxista acabava multado. O presidente do Sintaxi, Bernardo Bairros, nos procurou e apresentou uma proposta de alteração no decreto. Imediatamente fizemos contato com a Agepan, foi agendada essa reunião e agora temos a satisfação de ouvir do diretor-presidente que o caso já está resolvido. Semana que vem deve ser publicada a alteração no decreto", explicou Felipe Orro.

"Agora os taxistas podem trabalhar com tranquilidade", resumiu Bairros. Ele conta que havia uma preocupação na categoria pelas dúvidas causadas na interpretação do decreto, o que já havia levado fiscais a aplicar multas em alguns taxistas do interior em trânsito para a Capital.

A revogação de trechos do decreto deixa a norma mais clara: é permitida a corrida entre cidades desde que não seja praticado o serviço de lotação, não haja interferência nos serviços prestados por operadoras regulares do sistema, é proibido fixar horário para embarque e desembarque de passageiros, o aliciamento de passageiros de outros sistemas de transporte, e o transporte além do destino previsto inicialmente.

Youssif Domingos disse ainda que a multa - hoje em quase R$ 2 mil - será reduzida significativamente. A penalidade recai nos casos em que a corrida não se enquadra nas normas previstas no decreto.

Felipe Orro comemorou a rapidez com que o problema foi solucionado e elogiou a boa vontade da Agepan, sobretudo de Youssif Domingos, bem como do governador André Puccinelli "que tem se mostrado sensível às justas reivindicações dos taxistas".

Em 2011, Felipe Orro abraçou a luta da categoria para regulamentar as corridas entre cidades. Na época era totalmente proibido o transporte de passageiros por táxi para além das divisas do município em que o taxista estava licenciado. Após audiência pública que reuniu centenas de taxistas na Assembleia, o governador André Puccinelli concordou em baixar o Decreto 13.165, de 28 de abril de 2011, normatizando o serviço. Agora, esse mesmo decreto será corrigido para aperfeiçoar a regra no que os taxistas consideram necessário.

O deputado Laerte Tetila (PT), os vereadores por Maracaju Joãozinho Rocha e Nenê da Vista Alegre, além de servidores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e diretores do Sintaxi, também participaram da reunião.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.