Parlamento Jovem já formou 67 deputados estudantes

Imagem: Sessões dos deputados estudantes seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares estaduais.
Sessões dos deputados estudantes seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares estaduais.
28/02/2014 - 07:52 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A quarta edição do projeto começa oficialmente no próximo dia 10, com a realização da primeira sessão. Vinte e um alunos foram empossados para esta edição. Os números são da Escola do Legislativo Ramez Tebet, que coordena o projeto.

Criado por iniciativa do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), o Parlamento Jovem tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. Eles passam por cursos e palestras de qualificação, além de aprendizado sobre cidadania.

Por diversas vezes, Arroyo declarou o carinho especial que tem pelo projeto. Para ele, o Parlamento Jovem é importante para que o jovem se aproxime da vida política e social.

O Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução 026/2005, alterado através da Resolução 10/2006 e regulamentado pelo Ato 020/2007, da Mesa Diretora. O projeto é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), que realiza a eleição e apuração para o Parlamento Jovem da mesma forma em que ocorre o pleito para a escolha dos deputados estaduais.

Jovens parlamentares são eleitos entre os próprios estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio, devidamente matriculados nos estabelecimentos de ensino público e particular. Na última eleição para o Parlamento Jovem, mais de 6.000 alunos participaram da escolha.

As sessões legislativas do Parlamento Jovem acontecem mensalmente, seguindo o mesmo formato das sessões ordinárias dos deputados estaduais.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.