Assembleia terá Parlamento Jovem e homenagem às mulheres

Imagem: Assembleia Legislativa sedia várias atividades do dia 10 a 15 de março.
Assembleia Legislativa sedia várias atividades do dia 10 a 15 de março.
07/03/2014 - 09:45 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A semana de 10 a 15 de março está repleta de eventos na Assembleia Legislativa, incluindo audiência pública, homenagens às mulheres e a 1ª sessão ordinária da 4ª edição do Parlamento Jovem, no plenário Deputado Júlio Maia, na segunda-feira (10/3), às 8h30.

Criado por proposição do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) e sob coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o Parlamento Jovem tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes.

As sessões legislativas dos deputados estudantes acontecem mensalmente, seguindo o mesmo formato das sessões ordinárias dos parlamentares estaduais.

Na terça-feira (11/3), às 8h30, 30 estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, por meio do projeto Conhecendo o Parlamento, vão vivenciar uma experiência patriota na Casa de Leis. Na oportunidade, a banda da Base Aérea se apresentará.

Também na terça, serão realizadas as homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Às 7h30 e ao meio-dia, as homenagens serão no saguão, por proposição do Sisal/MS (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul).

E às 14h, no plenário, começa a solenidade em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” e outorga do troféu “Celina Jallad”, por proposição pela 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka (PSDB), e da 3ª vice-presidente, Mara Caseiro (PTdoB).

Serão homenageadas as mulheres que saíram da condição de violência doméstica e hoje têm um testemunho e incentivo para o encorajamento de outras na mesma situação em Mato Grosso do Sul.

Segundo a deputada Dione Hashioka, as indicações das homenageadas estão sendo feitas pelas 25 Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento tem parceria da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania.

Também na terça, após a sessão ordinária, será realizada a reunião semanal da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A CCJR é uma das principais comissões permanentes. Por ela passam todos os projetos que são apreciados pela Casa de Leis, tanto os que são de autoria dos deputados como do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação é analisado o aspecto legal das propostas, se atendem as determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto.

Finalmente, na sexta-feira (14/3), a partir das 14h, será a vez da audiência pública “Reestruturação Salarial e da Carreira dos Agentes, Escrivães e Papiloscopistas da Polícia Federal”. A proposição é do deputado Amarildo Cruz (PT).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.