Rodeio agora é esporte oficial em Mato Grosso do Sul

Imagem: Consagração da modalidade gerará reconhecimento aos praticantes e estimular turismo nos locais em que os eventos ocorrem.
Consagração da modalidade gerará reconhecimento aos praticantes e estimular turismo nos locais em que os eventos ocorrem.
25/03/2014 - 09:06 Por: Nathália Barros    Foto: Divulgação

Eventos conhecidos por integrar famílias, proporcionar lazer e estimular a competição saudável, os rodeios normais e os universitários agora compõem a lista de esportes oficiais de Mato Grosso do Sul.

Resultado de projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR), a medida foi sancionada pelo governador André Puccinelli e publicada na edição desta terça-feira (25/3) no Diário Oficial do Estado.

Praticado no Estado por milhares de pessoas, a consagração da modalidade como um esporte oficial, no ponto de vista do proponente da matéria, deve gerar o reconhecimento aos praticantes e estimular o turismo nos locais em que os eventos ocorrem.

“Os eventos que envolvem os rodeios tradicionais e os rodeios universitários em nosso Estado, cada dia mais têm o condão de incentivar a disputa salutar entre um grande número de atletas, tanto locais quanto de outras partes de nossa nação, portanto devem ser estimulados”, defende Corrêa.

Com a medida, os promotores, locutores e atletas deverão ser inscritos e cadastrados na Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

As regras para a realização de torneios e campeonatos deverão ser elaboradas pela Fundesporte em conjunto com o Conselho Estadual de Esportes.

Festa da Costela - A mesma publicação traz ainda a inclusão da tradicional Festa da Costela na Brasa no Fogo de Chão, realizada em Bela Vista, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

A iguaria se tornou marca do município que há anos realiza no primeiro domingo do mês de novembro a “Festa da Costela na Brasa no Fogo de Chão”.

O jeito de preparar a costela é que chama a atenção. Diferente da tradicional, feita em churrasqueiras, essa é assada no fogo que fica ao redor enquanto é espetada no chão.

A inclusão da festa no calendário oficial deve, no ponto de vista do autor da matéria, deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), deve dar maior visibilidade ao evento e promover o fomento do setor de turismo, fazendo circular a economia local.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.