Assembleia Legislativa divulga Olímpiada de Língua Portuguesa

Imagem: Encontro para a divulgação da Olimpíada foi proposto pelo deputado Junior Mochi.
Encontro para a divulgação da Olimpíada foi proposto pelo deputado Junior Mochi.
28/04/2014 - 16:28 Por: Paulo Fernandes    Foto: Roberto Higa

Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, encontro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta segunda-feira (28/4), a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. As inscrições vão até quarta-feira (30).

Membro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, o deputado Junior Mochi (PMDB) propôs a realização do evento na Casa de Leis. "A Olimpíada foi uma forma encontrada pelo MEC [Ministério da Educação] com as secretarias de Educação para estimular a leitura e a escrita", disse.

A secretária-adjunta de Educação, Cheila Vendrami, destacou a importância do programa. "Nossos alunos, não só na área da língua portuguesa, aprendem e acabam se identificando com a sua profissão futura", afirmou. Ela também destacou que ainda dá tempo de se inscrever na Olimpíada. "Temos um número significativo de inscritos, mas podemos aumentar ainda mais", acrescentou.

O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um dos maiores projetos educacionais do País a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas.

Participam professores que lecionam, em 2014, e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, matriculados em instituições de ensino da rede pública.

Os professores deverão orientar seus alunos a escreverem um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”, nas categorias indicadas de acordo com o ano escolar. Poderão participar com poemas os alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental; com memórias literárias, os do 7º e 8º anos do ensino fundamental; com crônicas, os dos 9º ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio; e com artigos de opinião, os 2º e 3º anos do ensino médio.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.