Sessões solenes homenagearam de combatentes do crack a japoneses

Imagem: Em junho, por exemplo, a ALMS prestou homenagem aos 100 anos de imigração japonesa em Campo Grande.
Em junho, por exemplo, a ALMS prestou homenagem aos 100 anos de imigração japonesa em Campo Grande.
30/07/2014 - 17:29 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa realizou ao longo do primeiro semestre deste ano 19 sessões solenes, que são eventos especiais, repletos de homenagens. Neste mês, por exemplo, ocorreu a entrega da Comenda do Mérito Legislativo, que tem por objetivo homenagear cidadãos, instituições ou entidades que marcaram o Estado por suas contribuições, tanto no âmbito Legislativo quanto em outras áreas.

Os homenageados foram o engenheiro Élio José de Figueiredo e a ex-secretária estadual de Saúde e médica formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Beatriz Dobashi, ambos por proposição da deputada Dione Hashioka (PSDB). Na mesma sessão, que ocorreu no dia 9 de julho no plenário Júlio Maia, o deputado Marquinhos Trad (PMDB) entregou o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao agente aposentado da Polícia Federal, Aracuhy Ramos de Araújo pelos serviços prestados à sociedade.

Em junho, 24 personalidades e instituições foram homenageadas em sessão solene proposta pelo deputado Eduardo Rocha (PMDB), com a entrega do diploma de reconhecimento ao trabalho no enfrentamento e combate ao crack e outros entorpecentes. O evento fez parte da Semana Estadual de Enfrentamento e Combate ao Crack, instituída por lei.

A Casa de Leis também homenageou em junho a comunidade japonesa, em comemoração aos 100 anos de Imigração japonesa em Campo Grande. Para a proponente da sessão solene, 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka, foi justa a homenagem ao povo que ajudou e continua ajudando para o desenvolvimento do Estado.

Em reconhecimento ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, o deputado Marcio Monteiro (PSDB) em parceria com o deputado Laerte Tetila (PT) propuseram no dia 4 de junho uma sessão solene de outorga do Troféu Marco Verde “Doutora Graziela Maciel Barroso” a ambientalistas e entidades que trabalham com foco na valorização do meio ambiente.

Ainda em comemoração a esta data, por proposição do deputado Amarildo Cruz (PT), ocorreu também em junho outra sessão solene em comemoração aos 25 anos de criação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com homenagens a servidores do Instituto.

No dia 2 de junho, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurício Picarelli (PMDB), homenageou o comandante da Base Aérea de Campo Grande, tenente coronel aviador Potiguara Vieira Campos, com Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, durante sessão solene no plenário Júlio Maia. A honraria também foi proposta e entregue pelos deputados Jerson Domingos (PMDB) e Paulo Corrêa (PR).

Na mesma solenidade o deputado estadual Carlos Marun (PMDB) entregou Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a seis personalidades e a duas entidades que contribuem com trabalho significativo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Entre os homenageados estava o superintendente da Polícia Federal no Estado, Edgar Marcon.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, juntamente com o líder do PMDB, Eduardo Rocha, e o líder do governo, Junior Mochi (PMDB), realizaram em maio a outorga do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo a outras dez personalidades homenageadas, entre elas o secretário estadual de Saúde, Antônio Lastória.

Doutores palhaços - Responsáveis por levar alegria e esperança a crianças em tratamento de câncer nos hospitais, os “Doutores Palhaços” receberam homenagem do deputado Marcio Fernandes (PTdoB) ainda em maio durante sessão solene. Outra noite de homenagens proposta pelo mesmo deputado aproveitou o mês do Dia das Mães para enaltecer o trabalho de 30 representantes comerciais autônomas e esposas dos profissionais do ramo, que se destacam pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Na mesma solenidade, foi comemorado o Dia do Representante Comercial.

Líderes comunitários de diversas regiões de Campo Grande também foram homenageados na Assembleia Legislativa, durante sessão solene de entrega da Comenda Francisco Vilson Vilharva Barros. O evento foi proposto pelo deputado estadual Cabo Almi (PT) e homenageou 37 lideranças.

Para celebrar o Dia do Trabalho, dez personalidades foram agraciadas com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, por proposição do deputado estadual Felipe Orro (PDT). A comenda foi criada em 2011 e se destina a homenagear profissionais de diferentes áreas, lideranças sindicais e empresários que contribuem para a geração de emprego e promoção do trabalho digno.

Em abril, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul comemorou em sessão solene os 150 anos de edição do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (L'Évangile Selon le Spiritisme), de Allan Kardec. Publicada em abril de 1864, a obra é uma das básicas do espiritismo. Por proposição do deputado Laerte Tetila, em conjunto com a presidente da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, Maria Túlia Bertoni, a solenidade ainda concedeu a Comenda do Mérito Legislativo a dez personalidades e o troféu Prêmio Paz e Cultura ao Centro Espírita Vicente de Paulo e ao Centro Espírita Discípulo de Jesus.

No fim de março, por meio dos deputados Paulo Corrêa e Maurício Picarelli, três personalidades foram homenageadas com a entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo. O Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval do Estado, recebeu as duas homenagens. O delegado da Polícia Civil Wellington de Oliveira e a advogada e ativista da paz Delasnieve Miranda Daspet receberam a comenda.

Mulheres - No dia 17 de março, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), entregou o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao empresário José Marques e à médica Heda Maria Medeiros Rodrigues. No dia 11 do mesmo mês, 11 mulheres que são exemplos de superação foram homenageadas com o troféu Celina Jallad, durante a solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi proposto pelas deputadas Dione Hashioka e Mara Caseiro (PTdoB).

Em fevereiro, sessão solene homenageou o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Também foram homenageados com o título o advogado Carlos Roberto de Marchi, então secretário Especial da Governadoria do Estado, por proposição do deputado Junior Mochi; Dan Conrado, presidente do Previ/Banco do Brasil e Guilherme Narciso de Lacerda, também do BNDES, por proposição do deputado Eduardo Rocha, que também entregou a Comenda do Mérito Legislativo a Girofel Orestes de Sampaio Toledo.

Entre tantos eventos, a Casa de Leis também sediou a pedido do deputado Junior Mochi o Encontro de Divulgação Qualificada da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, promovido pela SED (Secretaria de Estado de Educação). O evento é um dos maiores projetos educacionais do País a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas.

A Assembleia Legislativa ainda foi palco de evento que comemorou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reunião técnica de diretores da Rede Estadual de Ensino, promoveu diversas missas, arrecadou 120 mil fraldas para doação a entidades beneficentes, abrigou exposições de artes, lançamento de livros e recebeu visitas importantes como, por exemplo, a dos comandantes do CMO (Comando Militar do Oeste) e de estudantes de escolas estaduais por meio do projeto Conhecendo o Parlamento, idealizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.