Agenda da semana na AL tem sessões solenes e Parlamento Jovem

Imagem: Assembleia também sediará lançamento da ação "Saberes Indígenas na Escola".
Assembleia também sediará lançamento da ação "Saberes Indígenas na Escola".
01/08/2014 - 15:55 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Giuliano Lopes

A agenda da primeira semana de agosto de 2014 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul está repleta de eventos. Na segunda-feira (4/8), das 8h30 às 11h, ocorrerá sessão do Parlamento Jovem, com a atuação dos deputados estudantes.

Sob a coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o Parlamento Jovem tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. As sessões legislativas dos deputados estudantes acontecem mensalmente, seguindo o mesmo formato das sessões ordinárias dos parlamentares estaduais e são abertas ao público.

Na terça-feira (5/8) está prevista a reunião semanal da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Nela é analisado o aspecto legal das propostas, se atendem as determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto. Somente após o parecer da comissão aprovado em plenário, o projeto segue a tramitando na Casa de Leis.

No mesmo dia ocorre o hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. A ação faz parte do projeto Conhecendo o Parlamento e será realizada às 8h30, com a participação de autoridades e alunos do Colégio Atenas.

Por proposição do deputado estadual Lidio Lopes (PEN), será realizada na quarta-feira (6/8) a sessão solene de entrega da Medalha Jovem Cristão Atuante. De acordo com a assessoria do parlamentar, mais de 40 jovens de diversas igrejas serão homenageados. O evento terá início às 19h, no plenário Júlio Maia.

No dia 7 de agosto o plenarinho estará aberto para o Centro Espírita Humildade e Trabalho, para a realização dos estudos dos ensinamentos espíritas. Quem tiver interesse deve comparecer das 8h às 8h30.

Ainda na quinta-feira (7), das 18h às 22h, está marcada a solenidade de lançamento da ação “Saberes Indígenas na Escola”, no plenário principal da Casa, Júlio Maia. A proposição do evento é do 2º secretário da ALMS, deputado Pedro Kemp (PT), que irá mediar a sessão. De acordo com a assessoria do parlamentar, a ação faz parte de um projeto coordenado pelo Ministério da Educação, que levanta informações em parceria com as universidades sobre a cultura indígena a fim de incluir os saberes indígenas nas grades curriculares.

Para fechar a semana, será realizada na sexta-feira (8/8) a sessão solene em comemoração aos 20 anos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A homenagem ocorre das 9h às 12h e foi proposta pelo 1º vice-presidente, deputado Maurício Picarelli (PMDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.