Escola do Legislativo completa 10 anos de atuação na Assembleia

Imagem: De acordo com Clarice Maciel, diretora da escola, o foco é a formação dos servidores da Casa, além do suporte ao trabalho legislativo.
De acordo com Clarice Maciel, diretora da escola, o foco é a formação dos servidores da Casa, além do suporte ao trabalho legislativo.
21/08/2014 - 13:41 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Giuliano Lopes

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet completa dez anos de atuação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Com a missão de promover a capacitação dos parlamentares estaduais, municipais e dos servidores da comunidade legislativa, a escola promove diversas ações sob a coordenação da professora mestra Clarice Maciel Sousa Chaves.

“O foco é a formação dos servidores da Casa. A escola dá o estímulo ao estudo e também suporte ao envolver as necessidades técnicas para o trabalho legislativo”, explicou a diretora.

Criada por meio da lei 2.762, de 12 de dezembro de 2003, somente em janeiro de 2004 a escola começou a atuar, sob a coordenação da ex-diretora Marlene Figueira da Silva. Palestras sobre saúde física, emocional, financeira, espiritual e familiar e oficinas sobre marketing político, administração legislativa, técnica de arquivo e oratória são algumas das ações oferecidas aos parlamentares e servidores.

A escola também promove a toda nova legislatura o Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, em que orienta parlamentares dos 79 municípios sobre Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno, vivências do mandato legislativo, Orçamento Público, competências do vereador na organização do município, responsabilidade civil, prestação de contas e os mecanismos de efetividade de controle externo.

Nas 11 cidades polos do Estado, a Escola do Legislativo atua em parceria com o Legislativo Municipal e oferece oficinas em cerimonial e segurança; direito e vantagens dos agentes políticos e servidores do Poder Legislativo; processo e técnicas legislativas; orçamento e finanças; atender com qualidade. Em Campo Grande, os servidores e legisladores também podem contar com aulas de idiomas, informática e acompanhamento pedagógico.

Também é de responsabilidade da escola organizar a Semana do Servidor Estadual, celebrada em outubro de cada ano e investir os recursos arrecadados pelo Programa de Reciclagem de Materiais Descartáveis, denominado Reciclael, que visa sensibilizar os servidores da ALMS com a coleta e reciclagem de materiais recolhidos no Legislativo a fim de assegurar um ambiente de trabalho adequado e conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente.

Programa Conhecendo o Parlamento - Neste programa dois grandes projetos são desenvolvidos pela Escola do Legislativo. O primeiro é o Parlamento Jovem, de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) em 2007, que tem por objetivo formar e promover a consciência política entre adolescentes, alunos dos dois primeiros anos do ensino médio de escolas particulares e da Rede Estadual de Ensino. Eles são eleitos por voto e atuam como deputados estudantes, podendo propor leis que sejam apadrinhadas por deputados estaduais e se aprovadas podem mudar Mato Grosso do Sul.

O segundo projeto é o Hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, oficializado pelo Ato da Mesa Diretora 01/2013, que passou a fazer parte da agenda fixa de atividades da Casa de Leis. O hasteamento é feito com a execução do hino nacional e visa incentivar o espírito cívico de estudantes.

“Depois da Copa o hino se intensificou como uma forma importante para expressar como amamos nosso país. Esse é um momento cívico, que incentiva os estudantes a conhecerem a Assembleia, eles visitam os gabinetes e assistem as sessões também”, explicou a diretora Clarice Maciel.

Equipe e parcerias - Além da diretora, a equipe técnica da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet é formada atualmente pela coordenadora pedagógica Maria Aparecida Borges da Silva, coordenadora administrativa Jussira Neves, coordenador de Ensino à Distância Marks Willian Castellani Viacek, e técnicas Maria Aparecida da Silva Matos e Camila Serra Trindade Rodrigues.

A atuação tem parcerias da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas; Instituto Legislativo Brasileiro; Escolas Institucionais do Tribunal Regional Eleitoral; Tribunal de Justiça do Estado; Tribunal de Contas do Estado e Câmara Municipal de Campo Grande.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.