Parlamento Jovem conscientiza estudantes para a política há 7 anos

Imagem: Deputados estudantes podem elaborar projetos e apresentá-los aos deputados estaduais para que sejam apadrinhados.
Deputados estudantes podem elaborar projetos e apresentá-los aos deputados estaduais para que sejam apadrinhados.
12/09/2014 - 10:26 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Giuliano Lopes

Criado em 2006 e regulamentado em 2007, o projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi instituído para promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. Atualmente faz parte do programa Conhecendo o Parlamento, coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

O projeto, que é de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), seleciona alunos do 1º e 2º anos do ensino médio em escolas públicas e privadas, por meio de votação. Eles são eleitos para atuarem como deputados estudantes, ou seja, promovem sessões e podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais.

Na primeira edição do projeto, em 2007, foram eleitos oito deputados estudantes e oito suplentes. Na segunda edição, em 2010, foram convidadas a participar do pleito as escolas particulares de ensino médio, além das escolas estaduais. As eleições tiveram a participação de 29 candidatos de dez escolas de Campo Grande. Foram eleitos 18 deputados estudantes e cinco suplentes.

Já a terceira edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi realizada em 2012, em parceira com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que disponibilizou urnas eletrônicas nas três unidades de ensino privadas e 18 escolas estaduais públicas que participaram. Essa edição também teve o apoio da SED (Secretaria Estadual de Educação) e elegeu 14 deputadas e dez deputados, dos 61 candidatos.

A quarta edição ocorreu em 2013, com a participação de 11 escolas estaduais e cinco particulares. Ao todo 32 candidatos concorreram; 24 foram eleitos. A diplomação ocorreu em 2014 e a atual Mesa Diretora é composta pelo presidente Danilo Erly Achucarro Nogueira (do Colégio Militar de Campo Grande), vice-presidente Neldo Peters Junior (EE. Dona Consuelo Müller), 1º secretário Carlos Henrique dos Santos Justino (EE. Prof. Henrique Ciryllo Corrêa) e 2ª secretária Amanda Hellen Pereira Delgado (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS).

Novos horizontes - “O projeto abriu horizontes e ampliar o conhecimento tem sido maravilhoso. O Parlamento Jovem não influencia só nós que participamos, mas todo o colégio que participa, porque como tem eleições fez com que o pessoal se tornasse muito mais consciente politicamente”, ressaltou o presidente Danilo Erly, que comandará a Mesa Diretora até 2015.

A Escola do Legislativo ainda promove encontros com os pais para avaliar o rendimento dos alunos participantes do Parlamento. “Essas reuniões são trimestrais para saber como está a interação família, escola e Parlamento. Após eleitos, todos os deputados estudantes passam por uma semana intensiva de capacitação”, explica a diretora da Escola do Legislativo, Clarice Maciel.

A capacitação proporciona conhecimentos básicos nas áreas legislativa, política e pessoal para os eleitos, contribuindo para o desempenho dos seus mandatos. As sessões do Parlamento Jovem acontecem mensalmente e são abertas ao público.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.