Assembleia recebe iluminação especial alusiva ao Outubro Rosa

Imagem: Fachada da Assembleia Legislativa conta com iluminação especial durante este mês.
Fachada da Assembleia Legislativa conta com iluminação especial durante este mês.
14/10/2014 - 09:30 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul também aderiu ao movimento Outubro Rosa. Durante todo o mês, o prédio da Casa de Leis permanecerá iluminado de forma especial para chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mobilização é impulsionada pela lei estadual 4.541, de autoria dos deputados Zé Teixeira (DEM), Dione Hashioka (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB), que prevê campanhas e ações em prol dos cuidados à saúde da mulher.

O mês “Outubro Rosa” representa a luta contra o câncer de mama em todo o mundo. O nome remete ao laço da cor rosa que simboliza a campanha, estimulando a participação popular, de empresas e instituições.

Pela lei estadual, anualmente será promovida a campanha de conscientização contra o câncer de mama e colo de útero. Por meio de profissionais qualificados, a população receberá informações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças. O movimento também envolve acadêmicos de diversos cursos de graduação que realizarão trabalhos de campo junto à comunidade, em conjunto com os voluntários das várias instituições participantes.

De acordo com o deputado Zé Teixeira, a intenção é engajar toda a sociedade para enfrentar um dos maiores vilões da saúde feminina. “Enquanto eu puder, estarei na luta para combater essa terrível doença”, destaca o parlamentar, que perdeu a mãe para o câncer de mama.

Na Assembleia Legislativa, a iluminação cor de rosa tem o objetivo de lembrar às servidoras que saúde é um direito, mas também um dever. Quanto mais cedo for detectada a doença, mais rápido pode ser curada. No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano. É o tumor que mais mata as mulheres no País.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.