Projeto de lei oficializa o movimento "Novembro Azul" no Estado

Imagem: Deputados Zé Teixeira e Marquinhos Trad são autores da proposta.
Deputados Zé Teixeira e Marquinhos Trad são autores da proposta.
04/11/2014 - 11:08 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (4/11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, institui oficialmente no calendário de eventos do Estado o mês “Novembro Azul”, dedicado a ações preventivas de integridade da saúde do homem. A proposta é de autoria dos deputados Zé Teixeira (DEM) e Marquinhos Trad (PMDB).

A campanha promovida anualmente de 1º a 30 de novembro desenvolve atividades que visam à divulgação das medidas de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização e criar a oportunidade de integração de órgãos e entidades em prol de ações benéficas à saúde do homem.

O movimento “Novembro Azul” surgiu na Austrália em 2003 no período de comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul no sentido de conscientizar a população sobre o problema.

No Brasil, o “Novembro Azul” cresce buscando pela prevenção em diagnóstico precoce do câncer, pois, o índice de homens que nunca foram ao urologista é de 51%. No País, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Como a doença pode demorar a se manifestar, exige atenção e exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.