Governo envia Plano de Educação para apreciação dos deputados

Imagem: Projeto será avaliado pelos deputados nos próximos dias.
Projeto será avaliado pelos deputados nos próximos dias.
02/12/2014 - 16:38 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Giuliano Lopes

O governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa o novo Plano Estadual de Educação 2014-2024 para apreciação dos deputados, já que o plano anterior vigorou até 30 de dezembro de 2013. O objetivo é a integração das ações do Poder Público para a pasta.

O projeto cumpre determinação federal do Plano Nacional de Educação, que obriga os estados a adequadrem os planos regionais. O governador André Puccinelli (PMDB) enfatizou na justificativa que o novo plano é resultado de uma construção coletiva de aproximadamente 22 mil pessoas envolvidas com a área.

Ao todo foram compostas 20 metas para serem cumpridas nos próximos dez anos, que atendam desde a educação básica ao ensino superior. Entre elas está a meta de garantir que pelo menos 95% dos estudantes terminem o ensino fundamental na idade recomendada até o último dia de vigência do plano.

Outra meta é elevar a escolaridade média das pessoas entre 18 e 29 anos para no mínimo de 12 anos de estudo, até o findar da vigência do plano e também igualar esse índice entre negros e não-negros, assim como triplicar a oferta da educação profissional técnica de nível médio no segmento público. O plano também prevê a valorização dos profissionais do magistério, entre outros.

O plano segue para tramitação nas comissões da Casa e ainda não tem data para ser votado em plenário.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.