Homenagem pode levar nome do poeta Manoel de Barros

Imagem: Projeto de intitular medalha com nome do poeta é da deputada Dione Hashioka
Projeto de intitular medalha com nome do poeta é da deputada Dione Hashioka
04/12/2014 - 14:34 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa poderá instituir a Medalha Poeta Manoel de Barros, caso o Projeto de Lei 59/2014, apresentado nesta quinta-feira (4/12), seja aprovado. A medalha deverá ser entregue anualmente, em sessão solene, no Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense, comemorado em 6 de novembro.

Segundo a autora da proposta, deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), a medalha deve homenagear os escritores que se destacarem na divulgação da cultura e artes do Estado, no âmbito da literatura. O projeto limita um homenageado por deputado.

Manoel de Barros - O nome da medalha é em homenagem ao advogado e poeta brasileiro Manoel de Barros. Nascido em Cuiabá (MT), em 1916, Manoel Wenceslau Leite de Barros, mudou-se ainda novo para Corumbá e mais tarde foi para o Rio de Janeiro (RJ) para fazer a faculdade de Direito. Na década de 1960 veio para Campo Grande e aqui passou a viver administrando terras rurais herdadas.

Consagrou-se poeta, recebeu prêmios como "Prêmio Orlando Dantas", em 1960, "Prêmio da
Fundação Cultural do Distrito Federal", em 1969. "Prêmio Nestlé", em 1997 e o "Prêmio
Cecília Meireles" (literatura/poesia), em 1998. O poeta abordava temas da cultura regional, da natureza e sobre alma de ser eterna criança. Faleceu em 13 de novembro de 2014.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.