Centro de Saúde promoveu mais de 12 mil atendimentos em 2014

Imagem: O Centro de Saúde fica na rua Boipeva, 184, no Carandá Bosque I
O Centro de Saúde fica na rua Boipeva, 184, no Carandá Bosque I
19/12/2014 - 15:11 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

O Centro de Saúde da Assembleia Legislativa fecha o ano de 2014 com mais de 12 mil atendimentos gratuitos aos servidores da Casa de Leis, de acordo com a diretoria. Inúmeras campanhas de educação em saúde e programas de prevenção de doenças também foram promovidos.

O ano findou com duas campanhas de conscientização contra o câncer. O Novembro Azul e o Outubro Rosa alertaram homens e mulheres para a prevenção do câncer de próstata e de mama, respectivamente.

A preocupação da equipe multidisciplinar do Centro também é quanto à uma vida saudável. A edição 2014 da Semana da Saúde trouxe de 10 a 14 de novembro para a Assembleia Legislativa diversas atividades com o objetivo de promover a qualidade de vida do servidor e estimular a prevenção de doenças com atendimentos gratuitos, palestras, workshops, exames e testes.

Na campanha para salvar vidas, pelo sétimo ano consecutivo o Centro de Saúde também realizou a campanha de doação de sangue em parceria com o Hemosul, que trouxe o ônibus móvel e conseguiu arrecadar mais de 40 bolsas de sangue.

Em outubro o Centro de Saúde ofereceu sete atendimentos multidisciplinares em comemoração ao Dia das Crianças, aos pacientes infanto-juvenis, além de proporcionar diversas atividades lúdicas, com brincadeiras com giz de cera, balões, lápis de cor, entre outras.

Esses atendimentos foram em neopediatria (para recém-nascidos), pediatria, ludoterapia (psicologia infantil), psicopedagogia, odontopediatria, fonoaudiologia e musicoterapia (terapia pela música), mas também são disponibilizados durante todo o ano. Os profissionais da saúde receberam um Guia de Cuidados para o atendimento com essa faixa etária.

Aos adolescentes e pais, no mesmo mês, foi oferecido um curso de prevenção às drogas, com cinco palestras de diferentes especialistas.

Doenças crônicas e vícios - Para os servidores que desejam largar o vício do cigarro, o Centro de Saúde disponibiliza um acompanhamento gratuito por um ano para ajudar quem deseja parar de fumar. Aos portadores das doenças crônicas, diabetes e hipertensão também pode ser obtido esse acompanhamento para orientações de uma vida mais saudável.

Outra iniciativa do Centro de Saúde em 2014 foi a realização da pesquisa “Saúde dos Servidores” que, entre as constatações, apontou que 41% dos funcionários da Assembleia Legislativa entrevistados estão com sobrepeso. Ao todo, 334 servidores foram entrevistados e destes 19% estão obesos.

Como toda a Assembleia Legislativa, o Centro de Saúde entra de recesso a partir do dia 22 de dezembro e volta a atender a partir de 2 de fevereiro de 2015. Para agendar sua consulta ligue para o telefone (67) 3312-2100.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.