Parlamento Jovem se fortalece como 'escola de conscientização política'

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Neste ano o projeto já chegou à sua 4ª edição
24/12/2014 - 15:00 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Novas propostas, parcerias e espírito político aflorado. Desta forma, caminhou mais uma jornada do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A 4ª edição do projeto em 2014 trouxe à tona matérias de destaque e debates conscientes em torno das últimas eleições.

No dia 21 de fevereiro de 2014, 21 deputados estudantes assumiram o compromisso de representar a sociedade e estimular o debate e senso crítico da população. No decorrer do ano, eles levantaram questões importantes e, na busca de soluções, apresentaram propostas relevantes.

Um dos temas colocados em debate foi a violência em torno das escolas. A estudante Bianca Espinosa, 17, apresentou uma proposta com o objetivo de garantir policiamento nas escolas durante a entrada e saída dos alunos. “Nossa intenção é promover o maior envolvimento da polícia comunitária no sentido de reduzir os índices de brigas e violência que acontecem nas proximidades das escolas”, afirmou na ocasião.

Neste mandato, o destaque foi para a parceria firmada entre o Parlamento Jovem e o Conselho Estadual Antidrogas. A união aconteceu a partir de um pedido do promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche, que preside o conselho, responsável por conscientizar os estudantes sobre os males do uso de entorpecentes. De acordo com o presidente do Parlamento Jovem, Danilo Erly Nogueira, do Colégio Militar de Campo Grande, a parceria demonstra a importância do projeto no cenário político. “Acreditamos que a política transforma a educação, traz consciência e, assim, as drogas são de certa forma erradicadas e o Parlamento se torna mais um instrumento nessa luta”, destacou o deputado estudante.

Padrinhos - Projetos apresentados pelos deputados estudantes foram ‘abraçados’ pelos parlamentares estaduais. Um deles, de autoria do jovem Fabrício Alves Santana de Carvalho, institui o Programa de Assistência Psicopedagógica nas instituições da rede estadual de ensino nos níveis infantil, fundamental e médio em Mato Grosso do Sul. A proposta foi apadrinhada pela deputada Mara Caseiro (PTdoB) e tem o objetivo de assegurar o atendimento e acompanhamento dos alunos, seus familiares, professores e trabalhadores das instituições de ensino por psicopedagogos com o objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem e comportamento.

As eleições 2014 também estiveram no centro das discussões do Parlamento. O processo que definiu os cargos de presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais despertou nos jovens discussões acerca da cidadania. A estudante Giovana Martins explicou que a participação no projeto aumenta o interesse pelas discussões políticas. “Fazer parte do Parlamento não quer dizer que iremos seguir uma carreira na política, mas ao menos aprendemos o sentido e a importância do verbo votar que é o principal instrumento do cidadão para mudar”, disse.

O envolvimento da família dos deputados estudantes assegurou o sucesso de mais uma edição do projeto. Para os pais, o Parlamento Jovem tornou os filhos mais conscientes e críticos em relação às questões sociais e políticas. Segundo eles, a iniciativa é uma verdadeira ‘escola de política’ e proporciona o crescimento pessoal e profissional.

No balanço da fotógrafa Nívea Menezes, mãe do estudante Daniel Menezes, 15, o Parlamento contribuiu para aprimorar a capacidade de comunicação, expressão e argumentação do filho. “O projeto aguçou o senso crítico nele e a política se tornou um tema frequente nos diálogos em casa. Ele levanta questões e discutimos todos juntos”, contou.

Na percepção do pai Elizeu Amarilha, a participação da jovem Eliana Fraulob Matos, 16, no projeto, possibilitou o crescimento da estudante que passou a se interessar mais pelas questões do Estado. “Ela passou a ver a sociedade com os olhos mais amplos e isso se deve ao Parlamento Jovem que está no caminho certo porque é essa geração que vai mudar a política brasileira”, ressaltou.

De acordo com Maria Aparecida Borges, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, a cada ano, o Parlamento Jovem ganha mais força. “O Parlamento Jovem tem atingido sua proposta, que é despertar o discernimento nos estudantes em relação ao contexto político. O objetivo é proporcionar exatamente isso, o olhar consciente para a política”, completou.

Criado em 2006 e regulamentado em 2007, o projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi instituído para promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. O projeto, que é de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), seleciona alunos do 1º e 2º anos do ensino médio em escolas públicas e privadas, por meio de votação. Eles são eleitos para atuarem como deputados estudantes, ou seja, promovem sessões e podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais.
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