Parlamento Jovem encerra trabalhos da 4ª edição nesta segunda-feira

Imagem: Projeto da ALMS colaborou para enriquecimento intelectual dos deputados estudantes
Projeto da ALMS colaborou para enriquecimento intelectual dos deputados estudantes
06/02/2015 - 09:38 Por: Karine Cortez e Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Na próxima segunda-feira (9/2), às 9h, a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet realiza a última sessão e o encerramento das atividades da 4ª edição do Parlamento Jovem. Os trabalhos seguem o mesmo formato das sessões ordinárias dos parlamentares estaduais e são abertas ao público. Durante o período de um ano os adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, que estejam cursando o 1º ou 2º anos do ensino médio, ganham experiências política, intelectual, emocional e adquirem noções de cidadania.

No dia 21 de fevereiro do ano passado, 21 deputados estudantes assumiram o compromisso de representar a sociedade e estimular o debate e senso crítico da população. No decorrer do ano, eles levantaram questões importantes e, na busca de soluções, apresentaram propostas relevantes.

Neste mandato, o destaque foi para a parceria firmada entre o Parlamento Jovem e o Conselho Estadual Antidrogas. A união aconteceu a partir de um pedido do promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche, que preside o conselho, responsável por conscientizar os estudantes sobre os males do uso de entorpecentes. De acordo com o presidente do Parlamento Jovem, Danilo Erly Nogueira, do Colégio Militar de Campo Grande, a parceria demonstra a importância do projeto no cenário político. “Acreditamos que a política transforma a educação, traz consciência e, assim, as drogas são de certa forma erradicadas e o Parlamento se torna mais um instrumento nessa luta”, destaca o deputado estudante.

Com os conhecimentos adquiridos, incluindo cursos de oratória, noções de etiqueta, comportamento e estudo do Regimento Interno da Assembleia Legislativa muitos estudantes acabam se destacando na sociedade. Um exemplo é o estudante Daniel Henriques de Menezes, 15 anos, do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar, aprovado no concurso da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar).

Para Nívia Henriques Menezes, mãe de Daniel, o Parlamento Jovem contribuiu para o crescimento filho que hoje mora em Barbacena (MG) onde está sediada a escola de ensino da FAB (Força Aérea Brasileira). Outro exemplo é a estudante Letícia Castro Alves Pinto, 16 anos, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Severino de Queiroz, eleita para representar o Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul, num período de dois anos.

Padrinhos - Projetos apresentados pelos deputados estudantes foram ‘abraçados’ pelos parlamentares estaduais. Um deles, de autoria do jovem Fabrício Alves Santana de Carvalho, institui o Programa de Assistência Psicopedagógica nas instituições da rede estadual de ensino nos níveis infantil, fundamental e médio em Mato Grosso do Sul. A proposta foi apadrinhada pela deputada Mara Caseiro (PTdoB) e tem o objetivo de assegurar o atendimento e acompanhamento dos alunos, seus familiares, professores e trabalhadores das instituições de ensino por psicopedagogos com o objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem e comportamento.

De acordo com Maria Aparecida Borges, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, a cada ano, o Parlamento Jovem ganha mais força. “O Parlamento Jovem tem atingido sua proposta, que é despertar o discernimento nos estudantes em relação ao contexto político. O objetivo é proporcionar exatamente isso, o olhar consciente para a política”, completa.

Criado em 2006 e regulamentado em 2007, o projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi instituído para promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. O projeto, que é de autoria do ex-deputado estadual Antônio Carlos Arroyo, seleciona alunos do 1º e 2º anos do ensino médio em escolas públicas e privadas, por meio de votação. Eles são eleitos para atuarem como deputados estudantes, ou seja, promovem sessões e podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais.
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