Mochi representa ALMS em seminário nacional de fundações de saúde

Imagem: Presidente da AL participou da abertura do II Seminário Nacional das Fundações Estatais de Saúde
Presidente da AL participou da abertura do II Seminário Nacional das Fundações Estatais de Saúde
26/02/2015 - 08:00 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), participou nessa quarta-feira (25/2) da abertura do II Senafes (Seminário Nacional das Fundações Estatais de Saúde), realizada no auditório da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul). O evento reúne dirigentes de 20 fundações estatais de diversos estados brasileiros, além de autoridades e especialistas na área da saúde.

"Não existe local em que as maiores demandas e até mesmo críticas não sejam relacionadas à resolutividade na saúde pública e, portanto, temos que adotar medidas que garantam mais eficiência no atendimento aos cidadãos de Mato Grosso do Sul e do país", afirmou Mochi. Segundo ele, a gestão das fundações estatais é considerada exemplo de eficiência e deverá ser disseminada nos estados. "É um modelo que funciona e garante mais agilidade, o que resulta em melhor atendimento à população".

Para o diretor geral da FHGV (Fundação Hospitalar Getúlio Vargas), Juarez Verba, reeleito vice-presidente da Anfes (Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde), o SUS (Sistema Único de Saúde) precisa de controle público e social. "Este debate é importante por ser pioneiro e temos que lembrar que as fundações oferecem uma alternativa de gestão do Serviço Único de Saúde com qualidade, agilidade e eficiência", enfatizou.

O seminário é uma realização da Anfes. Até amanhã serão debatidos os avanços já alcançados pelas fundações estatais (fundações públicas de direito privado) instituídas no País, no âmbito da saúde pública, e os principais desafios relacionados à segurança jurídica do marco regulatório; à adequação como solução jurídico-institucional para a execução de ações e serviços públicos de saúde. Também serão apresentadas ferramentas de apoio e de financiamento à gestão da educação e do trabalho, visando à educação permanente e à formação em serviços.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.