Agenda da semana tem solenidade em comemoração ao Dia da Mulher

Imagem: A sessão solene será comandada pelas três deputadas da Casa, Antonieta Amorim, Mara Caseiro e Grazielle Machado
A sessão solene será comandada pelas três deputadas da Casa, Antonieta Amorim, Mara Caseiro e Grazielle Machado
06/03/2015 - 14:05 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa / Montagem: Fernanda Kintschner

A agenda da semana de 9 a 13 de março será marcada pela sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontece na terça-feira (10/3), às 9h, no plenário Júlio Maia na Assembleia Legislativa. Nela será entregue o troféu Celina Jallad a 17 personalidades femininas que se destacam no Estado.

A sessão será comandada pelas três deputadas da Casa de Leis, Mara Caseiro (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR). Mara explica que o troféu entregue no evento será um reconhecimento pela atuação nas mais diversas áreas.

“As homenageadas são mulheres que transformam nossa sociedade, que atuam de maneira decisiva para que nosso Estado seja cada vez mais justo e mais humano”, comentou Mara Caseiro, 3ª vice-presidente da ALMS.

O troféu foi instituído pela Resolução 03/2011 e leva o nome da ex-deputada Celina Jallad, que esteve no cargo de 1995 a 2010. Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins, faleceu em fevereiro de 2011, quando ocupava o cargo de conselheira no Tribunal de Contas do Estado - a primeira mulher a ocupar o posto em 30 anos de TCE-MS.

O evento ainda vai contar com uma palestra sobre o combate à violência contra as mulheres, com o desembargador Ruy Celso Florence, com debates sobre a mulher e sua representatividade e ainda com a presença da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Heloísa Castro Berro.

A agenda da semana também tem a reunião semanal da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), também na terça-feira, após a sessão ordinária e ainda no mesmo dia, às 8h, no plenarinho, ocorre a solenidade de posse de duas novas diretorias da Feumams (Federação Estadual das Uniões de Associações de Moradores e Cidades Afins de MS).

De acordo com o presidente da Feumams, Amarildo Garcia Nantes, serão empossados sete diretores instituídos por edital de convocação a cada uma das novas secretarias.

“Uma será a Secretaria Estadual dos Movimentos Sociais e Comunitários e Direitos e Defesas e Fomentos das Pequenas e Microempresas. A outra será a Secretaria Estadual de Humanização Social e Comunitária dos Pacientes da Saúde e dos Pacientes de Oncologia, que vai trabalhar diretamente com os doentes de câncer e seus familiares. Nós pedimos apoio à sociedade e aos poderes públicos para ajudar com essa nova secretaria, para nos ajudar a proporcionar cuidados e formas de amenizar o sofrimento de quem sofre com a doença. Quando se tem câncer a gente luta com o hoje e não com o amanhã. A instabilidade causa um reflexo a todos familiares também”, ressaltou o presidente.

Para mais informações sobre como apoiar a Feumams ligue para (67) 9233-5481 ou (67) 9264-0202.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.