Projeto regulamenta prazo para liberar exames de pacientes idosos

Imagem: Proposta foi apresentada pelo deputado Marcio Fernandes na sessão desta quarta-feira
Proposta foi apresentada pelo deputado Marcio Fernandes na sessão desta quarta-feira
11/03/2015 - 11:39 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Na tentativa de acabar com a demora na liberação de exames de pessoas idosas, o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB) propôs a regulamentação do prazo da autorização por parte da empresas de planos de saúde.

O projeto de lei determina que as empresas de planos de saúde de Mato Grosso do Sul autorizem no prazo máximo de 24 horas os exames e procedimentos cirúrgicos que exijam análise prévia e quando o paciente tiver idade acima de 60 anos.

De acordo com Fernandes, a intenção é tornar obrigatória a urgência da liberação dos exames. “A Agência Nacional de Saúde não regulamenta o atendimento para pessoas com idade acima de 60 anos e, portanto, os planos não cumprem os prazos”, ressaltou o parlamentar.

Marcio Fernandes destacou também o fato de pacientes idosos pagarem um valor maior pelas empresas que comandam os planos de saúde, que alegam tratamento especial e mais complexo oferecido aos mais velhos. “Já não bastasse isso, eles ainda têm que enfrentar a demora na autorização dos exames, que, muitas vezes, pode até prolongar por meses e colocar em risco a vida do idoso”, completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.