Proposta fixa carga horária de psicólogos em 6 horas diárias

Imagem: Pedro Kemp apresentou projeto a pedido do Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul
Pedro Kemp apresentou projeto a pedido do Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul
14/04/2015 - 12:10 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT, apresentou hoje (14/4) projeto de lei que fixa em seis horas diárias ou 30 horas semanais a carga horária de trabalho dos profissionais de psicologia em Mato Grosso do Sul, sendo vedada a redução de salário. “Fui procurado pela direção do Sindicato dos Psicólogos do Estado e eles me solicitaram a apresentação desse projeto visando regulamentar a carga horária da categoria”, explicou.

De acordo com a proposta fica assegurada àqueles profissionais, com contrato de trabalho em vigor, a devida jornada de trabalho. O parlamentar justifica que a Organização Mundial do Trabalho defende carga horária máxima de 30 horas para profissionais da área da saúde, por conta dos riscos aos quais estão expostos diariamente. Além disso, segundo o sindicato, jornadas extensas diminuem a qualidade de vida dos trabalhadores, provocando problemas físicos e mentais.

Recente pesquisa do Conselho Federal de Psicologia mostrou que cerca de 40% dos trabalhadores da saúde já cumprem menos de 30 horas semanais. “Os psicólogos lidam diariamente com problemas que envolvem morte, agressividade e angústias, ou seja, uma carga emocional muito intensa. A redução da jornada dará mais qualidade de vida ao trabalhador, que será um profissional melhor”, salientou Kemp.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.