Escola do Legislativo retoma atividades e recebe sugestões de cursos

Imagem: Cheila Cristina Vendrami é a nova diretora da Escola do Legislativo Ramez Tebet
Cheila Cristina Vendrami é a nova diretora da Escola do Legislativo Ramez Tebet
16/04/2015 - 17:09 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

A Escola do Legislativo Ramez Tebet tem como missão promover a capacitação dos parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa e retomou suas atividades de 2015 com o novo comando da diretora Cheila Cristina Vendrami. Em entrevista ao Portal da ALMS, Cheila falou dos desafios da nova gestão.

“Aqui é uma Casa estritamente política, mas com a Escola do Legislativo é possível aliar a prática e obter bons resultados. Assumi há um mês com o propósito de dividir o saber”, afirmou Cheila, que esteve nos últimos oito anos à frente da Secretaria Estadual de Educação.

Para tanto o setor abriu um espaço para que os departamentos enviem, via CI até 22 de abril, sugestões de cursos de interesses. “Essa abertura vai nos proporcionar saber a demanda de cada diretor, ou seja, do que cada espaço necessita aprender. Por outro lado, via sindicato também iremos ter a ideia do que o servidor quer. Às vezes ele quer um curso de inglês, mas o setor dele quer que ele aprenda sobre os trâmites legislativos, por exemplo”, explicou Cheila.

Quem já fez vários cursos pela Escola aprova a retomada. “Participei de vários cursos e palestras muito proveitosas, como sobre os decretos presidenciais, sobre direitos das crianças e adolescentes, sobre legislação e até consegui fazer faculdade à distância, pelo convênio da Escola com o Senado. Sugiro que tenham cursos de longa duração, como de informática e cursos que ajudem as diretorias e gabinetes a interagirem, para facilitar o entendimento dos processos na Casa de Leis”, contou o servidor do setor de Arquivo e Documentações, há 29 anos na Assembleia, Jeconias Fermino de Moraes.

Outros projetos - Os workshops em parceria com o Programa Interlegis e ILB do Senado Federal também retornarão, assim como outros projetos. “O Parlamento Jovem teremos novas eleições no segundo semestre, para que os trabalhos retornem no ano que vem. O Hasteamento da Bandeira, que faz parte do projeto Conhecendo o Parlamento, será reformulado e deve voltar até julho. Estamos estudando uma forma de os deputados também irem hastear a bandeira nas escolas e palestrarem por lá, por exemplo, sobre o voto consciente”, ressaltou a diretora.

Quanto ao Seminário dos Vereadores, que ocorre no início de cada nova legislatura, está pré-agendado para junho. “Com a eleição da nova Mesa Diretora ficou decidido por tirar a data fixa de maio para a realização do seminário e colocar a obrigatoriedade para uma vez ao ano. Provavelmente iremos mudar a configuração do evento para apenas uma quinta à noite e sexta-feira o dia todo e não mais em três dias inteiros, como era”, revelou.

Para saber mais sobre a Escola do Legislativo acesse o site http://www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br/. Sugestões podem ser feitas pelo telefone (67) 3389-6261 ou e-mail escoladolegislativoms@gmail.com.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.