Proposta deve instituir Semana de Prevenção à Depressão

Imagem: Conforme Antonieta Amorim, autora da proposta, dados do IBGE apontam que os casos de suicídio aumentaram significamente de 2012 para 2013
Conforme Antonieta Amorim, autora da proposta, dados do IBGE apontam que os casos de suicídio aumentaram significamente de 2012 para 2013
23/04/2015 - 16:17 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Roberto Higa

Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro de pessoas depressivas, perdendo apenas para os três estados do Sul e Minas Gerais. O dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e consta na justificativa do Projeto de Lei 58/2015, que pretende instituir a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Depressão.

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (23/4) pela deputada Antonieta Amorim (PMDB). O evento, se aprovado, ficará incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado e deverá contar com palestras, seminários, debates e propagandas de cunho informativo.

“Sabe-se que apesar de ser a doença do século ainda há muitas pessoas que não conhecem os prejuízos que a depressão pode causar ao enfermo e a família, bem como há pessoas que não admitem ou que rejeitam o tratamento. Sem contar o grande preconceito com a depressão, ou pelo desconhecimento ou por acreditar que nunca será atingido por este mal”, explicou Antonieta no projeto.

Ainda segundo dados do IBGE, os casos de suicídio, em decorrência da depressão, aumentaram 10,1% de 2012 para 2013, último ano em que os houve a coleta das estatísticas. “Não se pode tratar do assunto como se a doença não existisse ou fosse menos preocupante que Aids ou câncer. Por isso peço a aprovação desse projeto de lei”, concluiu a deputada.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.