Deputados prestigiam cerimônia oficial de abertura da Expogrande

Imagem: Deputado Junior Mochi afirmou que a Expogrande é a maior feira agropecuária do Centro-Oeste e simboliza a pujança e força de MS
Deputado Junior Mochi afirmou que a Expogrande é a maior feira agropecuária do Centro-Oeste e simboliza a pujança e força de MS
24/04/2015 - 11:56 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Comunicação - ALMS

O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), e os deputados Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da Casa de Leis; Beto Pereira (PDT); Barbosinha (PSB); Marcio Fernandes (PTdoB) e Mara Caseiro (PTdoB) participaram, nesta quinta-feira (23/4), da solenidade de abertura da 77ª edição da Expogrande, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. Durante o evento, foi lançado selo dos Correios com estampa do escritor e pecuarista pantaneiro Abílio Leite de Barros.

O deputado Junior Mochi afirmou que "a maior feira agropecuária do Centro-Oeste é a expressão da pujança e da força do nosso Estado", além de proporcionar grande oportunidade de visibilidade aos produtos e negócios entre expositores e interessados, fazendo com que a economia se movimente e o mercado agropecuário aqueça. "Parabenizo a todos do agronegócio que, neste momento de crise, são o sustento do País. Em nome da Assembleia Legislativa, nos colocamos à disposição para buscarmos o Estado que sonhamos, queremos e merecemos", completou Mochi. A Expogrande segue até o dia 3 de maio com, aproximadamente, 100 expositores comerciais, 1.600 animais inscritos para julgamentos e exposição, 40 leilões e previsões de negócios em torno de R$ 600 milhões.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, agradeceu os seis anos à frente da entidade e enfatizou que a Expogrande deste ano proporcionará a divulgação de diversos produtos, entre eles, os mais variados avanços tecnológicos em maquinários agrícolas e genética; restaurantes; shows e leilões, inclusive o 'Leilão pela Vida', campanha para arrecadar fundos para o Hospital do Câncer. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reafirmou que o setor do agronegócio tem sido o sustentáculo da economia brasileira. "A Acrissul está de parabéns por este belo trabalho de ajudar no desenvolvimento do setor que realmente impulsiona a economia do nosso Estado e do País", disse.

Pantaneiro - Sobre a homenagem em forma de selo a Abílio Leite de Barros, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, enfatizou que é justa, pois reverencia toda a família Barros, "uma das mais tradicionais e representativas da cultura pantaneira". Ao falar sobre a escolha do escritor, Francisco Maia, lembrou que "a história o credenciou para receber essa honraria". Já o governador apontou que "Mato Grosso do Sul deve muito a Abilio de Barros". Aos presentes no lançamento do selo, o homenageado declarou: "Estou encabulado, não sou orador, não gosto de falar, não imaginava tanto apreço, tanto destaque, fiquei muito feliz com a homenagem, neste momento é impossível não me emocionar, obrigado a todos".

O escritor Abílio Leite de Barros nasceu no dia 15 de janeiro de 1929, em Corumbá. Também é advogado, professor universitário, pecuarista e bacharel em Filosofia. Abílio é autor dos livros Gente Pantaneira; Uma Vila Centenária; Opinião; Histórias de Muito Antes; Pantanal-Pioneiros; Crônicas de uma nota só (A Era Lula) e Recoluta. Ocupa a cadeira número 32 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.