Cabo Almi representa Legislativo em passagem de comando no CMO

Imagem: Deputado estadual Cabo Almi, 2º secretário da ALMS, enalteceu a atuação do Exército Brasileiro
Deputado estadual Cabo Almi, 2º secretário da ALMS, enalteceu a atuação do Exército Brasileiro
30/04/2015 - 19:11 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

O deputado estadual Cabo Almi (PT), 2º secretário da Assembleia Legislativa, representou a Casa de Leis durante solenidade de passagem de comando do CMO (Comando Militar do Oeste, realizada nesta quinta-feira (30/4). O comandante-general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, entregou o cargou ao general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, durante solenidade que contou com a presença do comandante do Exército Brasileiro, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas.

Cabo Almi ressaltou a importância do Exército no Brasil e, principalmente, no Estado de Mato Grosso do Sul. "Nós só temos que enaltecer e elogiar o Exército Brasileiro, que trabalha em defesa da soberania nacional. Aqui no Estado o trabalho é amplo, em defesa da fauna e da flora e de nossas fronteiras, com a implantação do Sisfron [Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras], que nos coloca na condição de ficar em paz", frisou Almi.

Ainda sobre o Sisfron, o deputado afirmou que há a necessidade de se reforçar o Sistema, com a instalação de mais pontos monitorados, além de ampliar a fiscalização, pois são muitos quilômetros de fronteira seca, utilizadas para o tráfico", analisou. Segundo o parlamentar, a Assembleia Legislativa visa estreitar os laços com o Exército, com a possibilidade de emendas parlamentares destinadas aos projetos desenvolvidos pelo Exército. "O Parlamento estadual está à disposição do CMO e do Exército Brasileiro", disse Almi.

O general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, emocionado ao entregar cargo, disse que o dia era muito especial e agradeceu a todos que apoiaram e contribuíram para o cumprimento de sua missão à frente do CMO, inclusive os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Após um ano no comando do CMO, o general Juarez seguirá para Brasília, onde assumirá a chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. Já o general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, afirmou que "é um sonho assumir este posto hoje, ser comandante desta área tão importante para o Brasil, eu já tinha tentado vir para cá antes". Ao mencionar o Poder Legislativo, ressaltou que estará sempre junto com os parlamentares, nas mesas de discussão, dando prosseguimento ao relacionamento institucional. "A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem uma parceria muito efetiva com o Exército", declarou o novo comandante do CMO.

O general Paulo Humberto nasceu no Rio de Janeiro no dia 9 de abril de 1955, oriundo da arma da Infantaria, e se incorporou às fileiras da Academia Militar das Agulhas Negras. Foi promovido ao posto atual no dia 31 de março de 2015. Antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, foi vice-chefe do Departamento Geral de Pessoal. Ele pretende dar continuidade ao trabalho feito pelo antecessor, ampliando todos os programas e projetos já existentes. Haverá intensificação das ações nas faixas de fronteira e ampliação dos programas de destacamentos reunidos em pelotões, que já estão em funcionamento. Sobre o Sisfron, implantado com sede em Dourados, o general Paulo Humberto afirmou que "o aparato tecnológico dele é capaz de prover a utilização do Sistema por todos os órgãos envolvidos e interessados no assunto", completou o novo comandante.

CMO - Com a criação do Governo das Armas, em 1821, no Estado de Mato Grosso, surgiu o Comando Militar do Oeste, com outras denominações: Inspeção Permanente da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército. Somente em 2005 foi determinado Comando Militar do Oeste. O CMO abriga as regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, Estado de Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Com organizações militares blindadas, mecanizadas e motorizadas, que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras, os princípios que regem o CMO são: defender a Pátria, garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem, proteger e impedir ameaças às fronteiras, além de ajudar com ações de Defesa Civil, quando acionado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.