Servidores da AL votam hoje para eleger nova diretoria do Sisalms

Imagem: Nailor Vargas e Marcia Severo disputam a presidência do Sindicato dos Servidores da AL na eleição de hoje
Nailor Vargas e Marcia Severo disputam a presidência do Sindicato dos Servidores da AL na eleição de hoje
18/05/2015 - 10:26 Por: Talitha Moya    Foto: Arquivo ALMS

Às 9h30 desta segunda-feira (18/5) foi aberta a votação que irá eleger a nova diretoria do Sisalms (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O pleito é disputado por duas chapas: Chapa 1 – Unidade Sindical, encabeçada pelo atual presidente do sindicato, Nailor Vargas Marcondes de Souza, e Chapa 2 - Lutando por Mudanças, liderada pela servidora Marcia Severo. A votação segue até às 16h no plenarinho Nelito Câmara e o resultado será divulgado no mesmo dia.

Todos os servidores que tiveram desconto sindical no holerite em março deste ano, sejam efetivos ou comissionados, estão aptos a votar. Um dos primeiros a votar, o servidor Ricardo Ortiz ressaltou a importância de ter um sindicato forte e atuante que defenda os interesses dos servidores. “Espero que o novo presidente cumpra as propostas apresentadas e que garanta a valorização dos funcionários desta Casa de Leis”, afirmou.

Segundo o advogado Constantino Pereira, 53 anos, que trabalha no Legislativo há mais de 30 anos, participar da eleição é fundamental já que o sindicato é a voz do servidor. Para ele, a nova presidência do Sisalms tem um grande desafio. “É preciso avançar nas conquistas e garantir a reforma necessária ao Estatuto do Servidor e ao Plano de Cargos e Carreiras”, enfatizou.

Uma das propostas do candidato Nailor Vargas é ampliar o benefício do vale-alimentação. “A luta é para que todos que trabalham no período integral ganhem o fixo de R$ 19,90 ao dia para o almoço”, afirmou. Quanto ao enquadramento do servidor “a ideia é receber de acordo com o nível de escolaridade, concomitantemente com a letra e o número do nível superior, por exemplo”, prometeu.

Entre as propostas da chapa de Marcia Severo: apoio à PEC 053/2007, que garante ao servidor de cargo de comissão de livre nomeação e exoneração, o direito ao aviso prévio, seguro desemprego, FGTS, entre outros benefícios. Marcia ressalta que a principal luta vai ser pela independência do sindicato. “O sindicato deve primar pela independência, diálogo, ética e transparência. Vou buscar a manutenção e ampliação das conquistas trabalhistas e a valorização do servidor”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.