Sisalms ressalta transparência e novas conquistas aos servidores

Imagem: Entre as novas metas da atual gestão, Nailor Vargas enfatizou realização do 1º concurso público da ALMS
Entre as novas metas da atual gestão, Nailor Vargas enfatizou realização do 1º concurso público da ALMS
15/06/2015 - 16:51 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Marco Miatelo

Reeleito no último dia 18 de maio para o quinto mandato à frente do Sisalms (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Nailor Vargas Marcondes de Souza contabiliza as conquistas para os 1.092 comissionados e efetivos da Casa de Leis ao longo desses quase 10 anos. “Tivemos muitos avanços, mas considero como marco a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento dos servidores, que a Assembleia nunca havia tido”, contou, referindo-se à lei número 4.090/11. Segundo ele, outra conquista foi a paridade no desconto mensal referente à Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). Os comissionados tinham desconto de mais de 9% nos salários. “Conseguimos que todos passassem a pagar somente 6%, o que é muito expressivo”, disse Souza.

Entre as novas metas da atual gestão, o presidente do Sisalms enfatizou a realização do primeiro concurso público da Assembleia Legislativa. De acordo com Souza, o primeiro passo foi dado pela Mesa Diretora com o ato 014/2015, que alterou a lei número 4.657 e instituiu o PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada). “Com o PAI, poderemos ampliar o número de vagas que serão ofertadas para a realização do concurso público, que, inclusive, será puro, sem cadastro de reserva”, informou.

Ele informou que os servidores comissionados poderão estudar para o concurso em salas específicas. A previsão é que o edital seja publicado até o fim deste ano. “Estamos trabalhando e nos dedicando para que tudo seja conduzido da melhor forma, com lisura, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual”, afirmou Nailor.

Transparência – O presidente do Sisalms ressaltou também a autonomia do sindicato, inclusive durante o processo eleitoral para a escolha do novo presidente. “A Mesa Diretora não se envolveu e deixou que o sindicato conduzisse com transparência o processo eleitoral, no qual fui reeleito para mais um mandato”, disse Souza, que permanecerá à frente da entidade até 2017. “Essa independência é muito importante para que possamos lutar, cada vez mais e melhor, pelos interesses dos servidores”, complementou. O presidente reassumiu o cargo com R$ 245.964,77 em caixa, um patrimônio líquido de R$ 337.828,23 e dois carros. Souza é formado em biologia, matemática e biblioteconomia, com pós-graduação em gestão de eventos.

Servidor da Assembleia Legislativa há 35 anos, Souza enfatizou ainda algumas ações expressivas aos funcionários: a inauguração da sede própria da entidade (2008), reajustes salariais acima da inflação, a reforma do Estatuto do Servidor (lei número 4.091/2011), implantação de salas de leitura, realização de campanhas de vacinação e eventos culturais e esportivos para os servidores. Também foi criada a perícia médica e a assistência social para o servidor que necessite ou requeira licença médica, isenção de imposto de renda (quando acometido de doença grave, contagiosa ou incurável) e redução na contribuição previdenciária ao inativo acometido de doença incapacitante.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.