Parque dos Poderes terá via interditada para prática esportiva

Imagem: Foi sancionada nova lei que interdita uma das faixas do Parque dos Poderes aos finais de semana
Foi sancionada nova lei que interdita uma das faixas do Parque dos Poderes aos finais de semana
15/06/2015 - 17:03 Por: André Maganha    Foto: Roberto Higa

O governo estadual sancionou nesta segunda-feira (15/6) a lei 4.682/2015, que institui o “Projeto Amigos do Parque”, de autoria do deputado estadual Beto Pereira (PDT), que prevê a implantação de ciclofaixas e a interdição de uma das vias do Parque dos Poderes durante finais de semana e feriados, para prática de atividades físicas, como caminhada, ciclismo, recreação e contato com a natureza. A pista interditada será aquela que margeia a reserva do Parque Estadual do Prosa.

Aos sábados, domingos e feriados, o horário da via exclusiva será das 7h às 19h, compreendendo o acesso da avenida Desembargador Nunes da Cunha e da avenida do Poeta, com proibição de trânsito de veículos automotores. A interdição não comprometerá a entrada e saída de veículos dos órgãos públicos e prédios residenciais localizados na região do Parque dos Poderes.

Segundo Beto Pereira, a ideia surgiu após notar o grande número de pessoas que utilizam o Parque dos Poderes para praticar corrida, caminhada e ciclismo, disputando espaço com os veículos e colocando risco à segurança dos esportistas. O parlamentar ainda vai solicitar ao governo do Estado a instalação de sanitários e iluminações no local. “Ainda queremos realizar campanhas de incentivo para que as pessoas utilizem o espaço e adotem hábitos saudáveis através da prática de atividades físicas e da confraternização com a família e os amigos”, ressaltou.

A lei deve ser regulamentada pelo Poder Executivo em no máximo 30 dias após sua publicação, restando aos órgãos competentes realizar as devidas adequações do espaço e a fiscalização do trânsito nos horários de interdição. O projeto prevê a implantação de ciclofaixas com sinalizações adequadas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.