Comissão para acompanhar obras do Aquário define a presidência

Imagem: Deputados que compõem Comissão de Representação para acompanhar execução das obras do Aquário do Pantanal se reuniram hoje
Deputados que compõem Comissão de Representação para acompanhar execução das obras do Aquário do Pantanal se reuniram hoje
17/06/2015 - 17:07 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

O deputado estadual Lidio Lopes (PEN) vai presidir a Comissão de Representação criada na Assembleia Legislativa para acompanhar a execução das obras do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Difusão do Conhecimento sobre Biodiversidade Pantaneira, conhecido como Aquário do Pantanal. Na primeira reunião da comissão, nesta quarta-feira (17/6), também ficou definida a vice-presidência para o deputado Angelo Guerreiro (PSDB).

Segundo Lidio Lopes, além de solicitar informações às empresas responsáveis pelo Aquário, ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a comissão fará uma visita ao Tribunal de Contas, que monitora a obra desde 2011. "Após isso, partiremos para a visita in loco das obras e do lugar onde estão sendo mantidos os peixes, para um acompanhamento do que está acontecendo. Afinal, recursos públicos estão sendo investidos e precisamos saber porque a obra caminha a passos lentos”, explicou o deputado.

Renato Câmara (PMDB) pontuou que “não podemos nos basear em fontes primárias para iniciar qualquer investigação. Isso aqui não é uma CPI. É necessário um levantamento sério, uma auditoria de contas internas e externas”. Já Amarildo Cruz (PT) declarou que, apesar de não ser uma CPI, “quanto mais informação, melhor será o relatório, com todos os levantamentos possíveis e dados de quem tem responsabilidade na gestão do projeto”. "Vamos convidar as empresas envolvidas para dar esclarecimentos aos deputados sobre esses seis meses que se passaram e se houve realmente mortandade de peixes. Convidar antes de realmente convocar”, explicou Angelo Guerreiro.

Para Lidio Lopes, apesar de a Comissão não ser uma CPI, também tem atribuição fiscalizadora. Ele informou que o Aquário do Pantanal é o quinto maior do mundo e pode agregar potencial turístico a Campo Grande, fomentando a gastronomia e a rede hoteleira, gerando renda e emprego. “O objetivo principal da Comissão é apurar o motivo desta obra estar inacabada. Precisamos saber quando será concluído e inaugurado esse grande empreendimento de Mato Grosso do Sul”, frisou Lidio. O quinto membro da comissão, deputado Marcio Fernandes (PTdoB), foi designado para o cargo de relator. A Comissão de Representação foi criada pelo Ato 4 de 2015, da Mesa Diretora da Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.