Comissão para acompanhar obras do Aquário define a presidência
Deputados que compõem Comissão de Representação para acompanhar execução das obras do Aquário do Pantanal se reuniram hoje
17/06/2015 - 17:07
Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS
Foto: Wagner Guimarães
Segundo Lidio Lopes, além de solicitar informações às empresas responsáveis pelo Aquário, ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a comissão fará uma visita ao Tribunal de Contas, que monitora a obra desde 2011. "Após isso, partiremos para a visita in loco das obras e do lugar onde estão sendo mantidos os peixes, para um acompanhamento do que está acontecendo. Afinal, recursos públicos estão sendo investidos e precisamos saber porque a obra caminha a passos lentos”, explicou o deputado.
Renato Câmara (PMDB) pontuou que “não podemos nos basear em fontes primárias para iniciar qualquer investigação. Isso aqui não é uma CPI. É necessário um levantamento sério, uma auditoria de contas internas e externas”. Já Amarildo Cruz (PT) declarou que, apesar de não ser uma CPI, “quanto mais informação, melhor será o relatório, com todos os levantamentos possíveis e dados de quem tem responsabilidade na gestão do projeto”. "Vamos convidar as empresas envolvidas para dar esclarecimentos aos deputados sobre esses seis meses que se passaram e se houve realmente mortandade de peixes. Convidar antes de realmente convocar”, explicou Angelo Guerreiro.
Para Lidio Lopes, apesar de a Comissão não ser uma CPI, também tem atribuição fiscalizadora. Ele informou que o Aquário do Pantanal é o quinto maior do mundo e pode agregar potencial turístico a Campo Grande, fomentando a gastronomia e a rede hoteleira, gerando renda e emprego. “O objetivo principal da Comissão é apurar o motivo desta obra estar inacabada. Precisamos saber quando será concluído e inaugurado esse grande empreendimento de Mato Grosso do Sul”, frisou Lidio. O quinto membro da comissão, deputado Marcio Fernandes (PTdoB), foi designado para o cargo de relator. A Comissão de Representação foi criada pelo Ato 4 de 2015, da Mesa Diretora da Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.