Deputados estaduais prestigiam homenageados pela ONU no Estado

Imagem: Deputado Junior Mochi, presidente da ALMS, disse os homenageados são pessoas que fazem diferença na história de MS
Deputado Junior Mochi, presidente da ALMS, disse os homenageados são pessoas que fazem diferença na história de MS
02/07/2015 - 10:23 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

Deputados estaduais participaram da solenidade de outorga do título de “Guardiões dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", promovida pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), nesta quarta-feira (1/7), em Campo Grande. Foram homenageadas nove personalidades que contribuíram para a redução da pobreza, ensino básico universal, igualdade de gênero, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate ao HIV/Aids, sustentabilidade ambiental e parceria para o desenvolvimento.

"Os homenageados pela ONU em Mato Grosso do Sul são pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico e a inclusão social. São exemplos. Pessoas que fazem a diferença na história do nosso Estado e, por isso, precisamos reverenciá-los", declarou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB). Para o deputado Felipe Orro (PDT), as personalidades homenageadas revelam a importância das ações praticadas em favor do desenvolvimento humano. Orro destacou o título entregue ao empresário Ueze Zahran.

Também foram homenageados o empreendedor e fundador do Portal Educação, Ricardo Ferreira Nantes; a delegada Maria de Lourdes Souza Cano; a secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves; o empresário Nilton Braz Giraldelli; o juiz federal Odilon de Oliveira; o poeta Emmanuel Marinho e os promotores de justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos e Sérgio Fernando Raimundo Harfouche.

Para Odilon, o reconhecimento é um estímulo para que todos continuem trabalhando em prol do desenvolvimento humano. "Geralmente, o que destaca o Estado lá fora são fatos que degradam a nossa imagem. Os olhos da ONU voltados para as boas práticas e exemplos exitosos praticados em Mato Grosso do Sul, nos fazem crer que chegou a hora de mostrar também o que há de bom na nossa cultura e no campo das políticas públicas. Somos um Estado maravilhoso que está atingindo a sua maioridade", destacou Sérgio Harfouche. Já Nilton Braz Giraldelli dividiu a homenagem com todos os sul-mato-grossenses que praticam a caridade e o amor ao próximo.

Agenda Global - As homenagens entregues nesta quarta-feira, em Campo Grande, são resultado do pacto firmado por mais de 190 países na Declaração do Milênio no ano 2000. O documento serve de guia para estratégia conjunta de líderes mundiais que se uniram e decidiram estabelecer uma agenda global de compromissos mínimos pela promoção da dignidade humana, com metas e indicadores concretos que possibilitaram a construção de uma visão compartilhada para o combate a inimigos históricos da humanidade, como pobreza e fome, desigualdade de gênero, doenças transmissíveis e evitáveis, destruição do meio ambiente e condições precárias de vida. Também participaram da solenidade os deputados Professor Rinaldo (PSDB) e Antonieta Amorim (PMDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.