Leis potencializam bicicleta como solução para trânsito mais seguro

Imagem: Leis estaduais a respeito do uso de bicicletas visam garantir melhorias ao meio ambiente, trânsito e saúde
Leis estaduais a respeito do uso de bicicletas visam garantir melhorias ao meio ambiente, trânsito e saúde
27/07/2015 - 20:51 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

No primeiro semestre de 2015, deputados estaduais do Mato Grosso do Sul enfatizaram por meio das leis a necessidade de promover a intermodalidade garantindo ações de integração das bicicletas no transporte urbano das cidades. As medidas visam à melhoria do meio ambiente, trânsito e saúde.

Entre as iniciativas de incentivo ao transporte sustentável está a lei estadual 4.682, de 12 de junho de 2015, de autoria do deputado Beto Pereira (PDT), que institui o Projeto Amigos do Parque.

A medida tem a finalidade de estimular a prática de esporte e lazer com a interdição de uma pista das avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, aos sábados, domingos e feriados, sempre das 7h às 19h. Dessa forma, o autor espera melhorar a mobilidade urbana e incentivar a prática de exercícios físicos entre a população, além de proporcionar maior segurança aos ciclistas com um espaço específico para eles.

Outra iniciativa proposta pelo Legislativo convida os cidadãos a se locomover por bicicletas. A lei 4.674, de 21 de maio de 2015, institui a Política de Incentivo ao Uso da Bicicleta como modo de Mobilidade Urbana e vem potencializar a cultura das bicicletas como meio de transporte a fim de reduzir o número de acidentes e a poluição.

De autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), a medida mostra a preocupação de integrar o ciclista com o sistema de transporte público existente. “O objetivo dessa lei é melhorar a saúde dos sul-mato-grossenses, reduzir o consumo de combustíveis e, consequentemente, a poluição gerada por veículos”, ressalta o parlamentar, que prevê, em conformidade com a nova lei, um aumento do uso da bicicleta principalmente nos deslocamentos casa-trabalho.

A expectativa é de que a Lei de Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas colabore para a redução do uso do automóvel nos trajetos de curta distância, estimule o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável, promova campanhas educativas sobre o uso da bicicleta como modalidade de deslocamento urbano eficiente, saudável e ecologicamente correto.

Dados - Hoje, no Brasil, são mais de 60 milhões de bicicletas, sendo que metade delas é usada pela população para ir ao trabalho. Além de manter uma população mais saudável e diminuir a poluição e os congestionamentos das grandes metrópoles, o uso das bicicletas também é importante para a segurança. Um estudo feito na Universidade do Colorado, em Denver, nos Estados Unidos, mostra que o aumento de bicicletas nas estradas reduz o número de acidentes de trânsito e ainda torna o tráfego mais seguro.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.