Assembleia apoiará ações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

Imagem: Deputado Professor Rinaldo representou AL na 1ª reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de MS
Deputado Professor Rinaldo representou AL na 1ª reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de MS
30/07/2015 - 22:00 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa esteve representada na primeira reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, realizada hoje (30/7), em Campo Grande, com a presença do ministro Aldo Rebelo. O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo, representou a Casa de Leis no encontro que pretende construir uma política estadual para o setor, por meio de parcerias entre o governo e instituições de pesquisa, desenvolvimento e educação.

Para Rinaldo, a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de todas as áreas da nossa sociedade. "Creio que este fórum vai despertar caminhos para que a sociedade, em conjunto com o governo do Estado, governo federal e municipal possam criar mecanismos para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento do povo sul-mato-grossense, não só no aspecto científico, mas também no econômico", ressaltou o deputado, garantindo que a Assembleia Legislativa está aberta para apoiar projetos dessa natureza.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, anunciou que Mato Grosso do Sul receberá o apoio necessário para afirmar suas vocações já existentes - como a agropecuária - e abrir horizontes para novas aptidões, a exemplo da indústria de transformação, que tem crescido acima da média nacional. "Nós temos ampliado a presença do ministério no Estado na área de pesquisa, com a concessão de bolsas para mestrado e doutorado. Ao mesmo tempo, aumentamos o financiamento para pesquisa e projetos. Estou aqui para reconhecer a importância de Mato Grosso do Sul para o Brasil", frisou o ministro, ao afirmar que os bons índices de crescimento humano garantem ao Estado uma posição de destaque nacionalmente.

Durante o evento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou a posse dos membros do Fórum e autorizou a contratação de 95 projetos de Pesquisa e Inovação pela Fundect-MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado), em parceira com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia), em diversos programas de fomento. De acordo com o governador, o Fórum é um marco para o desenvolvimento sustentável do Estado e pretende estabelecer diretrizes e fortalecer o setor. "O governo irá aportar recursos, teremos um fundo de ciência e tecnologia. Faremos de Mato Grosso do Sul um estado digital", disse.

"Nossa meta é trazer para dentro do fórum a comunidade científica, órgãos de pesquisa, promovendo a discussão da ciência, tecnologia, inovação, transversalidade, transformação de ações efetivas e positivas para melhorar a vida das pessoas", ressaltou Azambuja, que preside o Fórum criado pelo Decreto de Lei Estadual 13.890/2014 e alterado no Decreto 14.145/2015. Como órgão colegiado de caráter consultivo, o Fórum tem competência para articular e promover a regulamentação e a implantação de políticas governamentais que fortaleçam o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.