Trad quer regras para clientes não serem enganados em fidelizações

Imagem: Conforme o deputado, empresa deverá disponibilizar canal de fácil acesso para cliente obter informações
Conforme o deputado, empresa deverá disponibilizar canal de fácil acesso para cliente obter informações
05/08/2015 - 14:26 Por: Lidiane Kober    Foto: Roberto Higa

Diante do aumento de empresas com programas de fidelização de clientes mediante o acúmulo de pontos para trocar por benefícios, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (5/8), projeto de lei que impõe regras para dar transparência ao sistema e garantir o uso efetivo das vantagens.

“É uma maneira de não enganar o consumidor”, ressaltou Marquinhos sobre a proposta. De acordo com o projeto, a empresa será obrigada a disponibilizar um canal de fácil acesso para o cliente obter todas as informações sobre sua pontuação.

“Um telefone fixo estará à disposição do consumidor. Além disso, pela internet também será possível acessar os dados”, detalhou o deputado.

Tudo isso, segundo ele, é para driblar a barreira em busca das informações. “As pessoas relatam dificuldade danada para conseguir saber sua pontuação e os produtos que podem obter”, comentou.

Outro obstáculo que a proposta pretende superar é a expiração precoce das pontuações. “Ocorre que o consumidor perde os pontos sem prévia comunicação e, às vezes, no prazo de um mês”, explicou Marquinhos. O projeto, por sua vez, estabelece validade mínima de seis meses.

Para entrar em vigor, a proposta precisa ganhar o aval da maioria dos 24 deputados estaduais e, depois, ser aprovada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A partir daí, as empresas que descumprirem as regras serão submetidas às sacões do Código de Defesa do Consumidor.
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