Deputados de MS participam de comemoração dos 180 anos da ALMT

Imagem: As comemorações na ALMT serão na próxima quarta-feira. A sessão ordinária na ALMS está suspensa neste dia.
As comemorações na ALMT serão na próxima quarta-feira. A sessão ordinária na ALMS está suspensa neste dia.
07/08/2015 - 14:30 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Comunicação ALMT

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul participam na próxima quarta-feira (12/8), em Cuiabá, das festividades em comemoração aos 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Devido ao evento, a sessão ordinária deste dia em Campo Grande será suspensa.

Ainda acompanharão a comitiva os ex-deputados do antigo Mato Grosso uno, Valter Pereira, Walter Castro e Cecílio de Jesus Gaeta.

Segundo informações da ALMT, a programação começa às 8h30 com a exposição temática "180 anos de evolução do Parlamento Participativo". Da amostra fará parte o acervo fotográfico do fotógrafo da ALMS, Roberto Higa. A festividade continua, às 8h40, com o hasteamento dos pavilhões de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Às 9 horas ocorre a sessão especial de cunho solene com homenagens a parlamentares, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, com recepção feita pelo músico sul-mato-grossense Marcelo Loureiro. Com a direção de Abel Du Anjos, o Hino Nacional será executado por meio de instrumentos como ganzá e a viola de cocho.

Às 20 horas serão realizadas diversas apresentações culturais. Entre elas, a exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa, no Foyer do Teatro do Cerrado, tendo como curador o Instituto Memória. Com direção e roteiro de Luis Carlos Ribeiro, em seguida será apresentada a peça teatral "Manuel – Leite e Barro Pantaneiro".

Especial TV Assembleia - A TV Assembleia de Mato Grosso do Sul preparou um especial com depoimentos dos ex-deputados do então Mato Grosso uno para ser transmitido no evento em Cuiabá e também reproduzido pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cado TV) em Dourados.

Entre os entrevistados está o ex-deputado Londres Machado, que assumiu a cadeira pela ALMT com 26 anos. “Fiquei oito anos como deputado pelo Mato Grosso uno e depois 36 anos pelo Mato Grosso do Sul, quando o estado foi dividido. O desejo popular pela divisão era grande, mas nunca houve discriminação por sermos do lado sul. Só tenho boas lembranças”, contou Londres.

Para o ex-deputado João Leite Schimidt, eleito em 1974 ainda por Mato Grosso e ex-deputado pelo MS por duas vezes, a divisão era inevitável. “O sul já era independente, então foi algo natural, sem brigas e o governo federal já planejava isso. Então a convivência na política era muito harmoniosa”, resumiu.

Cleomenes da Cunha, advogado e deputado de 1967 a 1979, relembrou como o trabalho parlamentar naquela época era limitado. “O país estava em ditadura, que tirou todos os poderes do Legislativo, de todos os estados. Era difícil, mas por ser eleito pelo povo o deputado tinha que ser imensamente criativo para driblar as dificuldades. Para fazer uma ligação para a Assembleia em Cuiabá tinha que marcar um dia antes com a telefônica. Para irmos trabalhar era preciso viajar em estrada de terra”, explicou.

Ainda foram entrevistados os ex-deputados Ruben Figueiró, Valter Pereira, Walter Castro e Sérgio Cruz. Assista ao especial também na programação da TV ALMS por aqui.

(Matéria editada às 14h05 de 12/8)
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.