Personalidades são homenageadas com Medalha do Mérito Advocatício

Imagem: Deputado Marquinhos Trad é proponente de solenidade
Deputado Marquinhos Trad é proponente de solenidade
10/08/2015 - 10:30 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageará nesta segunda-feira (10/08) personalidades com reconhecida atuação no cenário jurídico em todo o Estado.

Por proposição do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), será entregue a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antonio Siufi, durante solenidade no plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h.

"Advogar significa interceder a favor de alguém, protegendo os seus interesses e direitos garantidos pela legislação. A advocacia é a única profissão encartada na Constituição Federal como um dos pilares da justiça e indispensável à sua administração.

Portanto, o advogado desempenha função essencial à justiça, servindo, assim, como elo entre a parte desprotegida, o cliente, e o direito que a cerca", afirma o deputado.

História - A Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antonio Siufi foi criada por meio do Projeto de Resolução 041/12 para homenagear advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) que tenham se destacado na respectiva área de atuação.

Cada deputado estadual pode indicar até dois profissionais para receber a honraria, que é concedida anualmente na semana de 11 de agosto, quando é celebrado o Dia do Advogado.

Jorge Antonio Siufi nasceu em Campo Grande, dia 13 de setembro de 1932, cursou os chamados primeiro e segundo graus na escola salesiana Dom Bosco, formou-se em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro, foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados, onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para Campo Grande.

Em 1964, foi nomeado advogado de Ofício na Auditoria Militar da União, pelo então presidente da República general Castelo Branco. Foi presidente da OAB em Campo Grande, professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de MS, com a divisão do Estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra.

Seresteiro, cantou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro nos anos 50 e 60 e compôs a letra do Hino do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com o colega Otávio Gonçalves Gomes.

Siufi gravou CD, publicou livros de crônicas, também foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, defensor público da União, um dos fundadores do Rádio Clube, em Campo Grande, e faleceu no dia 14 de março de 2011.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.