No Dia da Televisão, LBV presta homenagem à TV Assembleia‏

Imagem: Homenagem foi entregue da tarde desta terça-feira durante visita na TV Assembleia
Homenagem foi entregue da tarde desta terça-feira durante visita na TV Assembleia
12/08/2015 - 13:40 Por: Talitha Moya    Foto: Marco Miatelo

No Dia da Televisão, comemorado nessa terça-feira ( 11/8), crianças atendidas pela LBV (Legião da Boa Vontade) prestaram uma homenagem à TV Assembleia de Mato Grosso do Sul. Eles visitaram a sede do Legislativo e ressaltaram a importância da antiga parceria com a emissora que transmite diariamente vídeos institucionais da entidade.

Acompanhadas pelo assessor de Relações Públicas da LBV, Genivaldo Marquiza, e pela assistente social Sônia Barcelá, as crianças Beatriz Helena Duarte e João Pedro Rodrigues, ambos de 9 anos, entregaram ao diretor interino da TV Assembleia, João Humberto, uma placa alusiva ao Dia da Televisão em reconhecimento ao papel prestado pelo canal do Legislativo que mantém parceria com a entidade há pelo menos 8 anos.

“É um espaço de divulgação dos trabalhos prestados pela LBV e essa parceria mostra a disponibilidade e solidariedade da TV Assembleia em abrir esse espaço que ajuda muito a entidade facilitando o acesso da instituição junto da sociedade que vê o trabalho sendo feito”, ressalta Genivaldo. “A parceria mostra credibilidade porque se a TV não acreditasse no trabalho da LBV, certamente não haveria essa aproximação”, completa.

Na ocasião, os representantes da LBV conheceram um pouco do funcionamento e programação do canal do Legislativo que vai ao ar pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados. “É muito bom ver o carinho que a entidade tem pela imprensa e nós da TV Assembleia ficamos muito felizes em poder contribuir de certa forma com um trabalho tão primoroso e transformador”, disse João Humberto.

LBV - Em Campo Grande, a unidade da LBV atende 350 crianças de 6 a 15 anos. Elas participam de diversas atividades e oficinas gratuitas no contraturno escolar pelo programa Criança: Futuro no Presente!. Elas participam de experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social que propiciam uma formação cidadã, conforme preconiza o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Dia da Televisão - Desde 1958, no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão. Tal data remete à morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem feminina franciscana e que faleceu no ano de 1253. Mas qual a relação de Santa Clara com a televisão?


Em 14 de fevereiro de 1958, Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, achou por bem homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória do dia de sua morte com a popularização da televisão. Isso porque, segundo a tradição católica, Santa Clara, certa vez, impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal, ficou em seu quarto, em São Damião, meditando e orando ao menino Jesus. Milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, isto é, visualizar de uma forma fisicamente inexplicável, tudo o que se passava na referida missa.

Para a Igreja Católica, tal história é digna de fé. Nesse sentido, o Papa Pio XII, que via no fenômeno televisivo algo de extraordinário e passível de comparação com o milagre vivido por Santa Clara, sugeriu comemorar o Dia da Televisão no dia em que se rememora a morte da santa, haja vista que a TV torna presente, por meio de imagem e som, fenômenos fisicamente ausentes aos sentidos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.