Parlacentro reunirá assembleias de seis estados em Campo Grande

Imagem: João Grandão e Paulo Corrêa, à esquerda, são vice-presidente e presidente do Parlacentro
João Grandão e Paulo Corrêa, à esquerda, são vice-presidente e presidente do Parlacentro
09/09/2015 - 11:45 Por: Airton Raes    Foto: Victor Chileno

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul já definiram a formação da Comissão Sul-Mato-Grossense que irá compor o Parlacentro e elegeram como presidente o deputado Paulo Corrêa (PR) e como vice-presidente o deputado João Grandão (PT). Também integram a Comissão os deputados Onevan de Matos (PSDB), Felipe Orro (PDT) e Renato Câmara (PMDB).

O Parlacentro é um bloco formado por representantes das Assembleias Legislativas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins, com o objetivo de  fazer a integração político-legislativa e dar suporte ao Fórum Brasil Central, bloco formado pelos governadores destes Estados no encaminhamento e aprovação de legislação pertinente a temas comuns ao desenvolvimento conjuntural.

Na prática, o Parlacentro vai receber as demandas do Fórum Brasil Central, elaborar a legislação requerida e cada Assembleia encaminhará então à apreciação e votação nos seus Estados. E a primeira reunião do Parlacentro com os representantes de todos os Estados vai acontecer na segunda quinzena de outubro, em Campo Grande.

Na opinião do presidente da Comissão, deputado Paulo Corrêa, ao atuar em conjunto com o Fórum Brasil Central e os Governadores, o Parlacentro também vai articular a integração das bancadas dos seis estados no Congresso Nacional, que hoje soma um total de 75 parlamentares, entre deputados federais e senadores, no mesmo formato que hoje atua a bancada do Nordeste, por exemplo.

Os governadores que fazem parte do Fórum Brasil Central vão se reunir, debater os problemas e indicar as necessidades de legislação. O Parlacentro, por sua vez, vai auxiliar os governadores na busca de soluções, apresentando projetos nas Assembleias Legislativas e levando as reivindicações às bancadas federais. “Nossa ação é para fortalecer uma região rica, produtiva e que muitas vezes carece de mais apoio. Nosso bloco terá mais força para lutar pelos interesses dessas regiões e conseguir êxito em muitas reivindicações, também no Congresso Nacional”, assegurou Paulo Corrêa.

A ideia de formar o Parlacentro foi apresentada durante visita à Assembleia de Mato Grosso no último mês de agosto para comemorar os 180 anos da instalação do Parlamento Mato-Grossense.

A integração proporcionada pelo Parlacentro vai permitir também uma troca experiências e implantação em um estado o que deu certo em outro, como a emenda impositiva, aprovada no Mato Grosso. “Esta emenda, por exemplo, já está em tramitação na nossa Assembleia. Tenho certeza que o Parlacentro vai resultar em ótimas conquistas para esses seis estados tanto na esfera estadual quanto na federal”, argumentou Paulo Corrêa.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.