Semana Estadual da Amamentação no Estado é sancionada

Imagem: Deputados conversam sobre a importância de uma campanha para aleitamento materno
Deputados conversam sobre a importância de uma campanha para aleitamento materno
30/09/2015 - 08:25 Por: Christiane Mesquita    Foto: Victor Chileno

Proposta pela deputada Antonieta Amorim (PMDB), a Semana Estadual da Amamentação, foi instituída hoje (30/9), pela Lei 4728, de 29 de setembro de 2015. A Semana será realizada anualmente, no Estado, entre 1º e 8 de agosto e está incluída no Calendário Oficial de Eventos do Mato Grosso do Sul.

O objetivo do evento é a promoção e a proteção à amamentação, o incentivo à prática do aleitamento materno até dois anos de idade e a adoção do leite materno, visando à realização de palestras, seminários, debates e propagandas de cunho informativo quanto à importância do aleitamento materno, em parceria com órgãos públicos e privados. A Semana será coordenada pelos órgãos responsáveis pela Saúde e Assistência Social, em conjunto com grupos de apoio ao aleitamento materno e os bancos de leite materno. A lei passa a ter efeito a partir de hoje (30).

A lei ainda prevê que no dia de domingo inserido na semana (entre 1º e 8 de agosto) seja promovido um evento em prol da amamentação, em que as mães poderão ser atendidas e orientadas, com espaço para a doação de leite materno e a realização do “Mamaço”, onde as mães presentes se reunirão para amamentar, conjuntamente.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o leite materno protege o bebê de infecções, diarreias e alergias, proporcionando um crescimento mais saudável com ganho de peso rápido e com menos internações, diminuindo os riscos de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Ainda conforme o órgão, o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil em até 13%.





* Com informações do Portal da Saúde, site institucional do Ministério da Saúde

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.