Outubro Rosa estimula ações de prevenção contra câncer em MS

Imagem: Em entrevista à Rádio ALMS, Zé Teixeira enfatiza importância da prevenção
Em entrevista à Rádio ALMS, Zé Teixeira enfatiza importância da prevenção
01/10/2015 - 12:53 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A Lei Estadual nº 4.541/2014, que instituiu o "Outubro Rosa", reforça as ações de prevenção contra o câncer, especialmente entre as mulheres, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi dos deputados Zé Teixeira (DEM), Mara Caseiro (PTdoB) e da então deputada Dione Hashioka (PSDB).

“É um alerta de prevenção contra o câncer para todas as mulheres, porque hoje sabemos que, se for descoberto precocemente, há muitas chances de cura”, afirmou Zé Teixeira nesta quinta-feira (1/10), em entrevista à Rádio ALMS. O parlamentar lembrou que já foi vítima da doença e teve familiares que também lutaram contra o câncer, ressaltando a importância da prevenção. “Faço um alerta às mulheres, para que não tenham medo e procurem o médico e façam os exames, porque a prevenção é fundamental”, enfatizou. O Outubro Rosa prevê a promoção de campanhas para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, envolvendo também voluntários, profissionais e acadêmicos de diversos cursos de graduação das universidades públicas.

“Outubro também é um mês importante graças às celebrações do Dia do Vereador [dia 1º], Dia do Produtor Rural [10], Divisão do Estado de MS [11], Dia das Crianças [12] e Dia do Servidor Público [28], e, com relação aos servidores, quero dizer que todos são parceiros, cada um com a sua história fazendo a diferença na Casa de Leis”, disse Zé Teixeira.

Dados preocupantes – A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) também enfatizou hoje a importância das ações de prevenção contra o câncer e ressaltou estatísticas relacionadas à doença. “Neste ano, mais de meio milhão de mulheres já foram vítimas da doença em nosso País”, disse. Cerca de 500 novos casos de câncer de mama e de colo de útero são verificados em Mato Grosso do Sul todos os anos. As Unidades Básicas de Saúde em Campo Grande contam com serviços de prevenção e promoção à saúde integral da mulher, com agendamento de consultas, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos, além de encaminhamentos aos serviços de referência para confirmação diagnóstica e tratamento.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.