Seminário Regional Dieese debate valorização do trabalho

Imagem: Deputado João Grandão propôs realização de seminário na Assembleia Legislativa
Deputado João Grandão propôs realização de seminário na Assembleia Legislativa
07/10/2015 - 08:10 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

A Centralidade e a Valorização do Trabalho nas Políticas Públicas e no Desenvolvimento do País e de Mato Grosso do Sul serão tema do Seminário Regional Dieese 60 anos, que será realizado no plenarinho Deputado Nelito Câmara, das 10h às 15h, nesta quarta-feira (7/10). Para o deputado João Grandão (PT), que propôs o evento, é impossível pensar um desenvolvimento econômico e social consistente e sustentável dissociado das relações de trabalho. “Temos visto diversas formas de precarização do trabalho e o setor bancário está aí para provar isso, com seu alto índice de terceirização e reajustes salariais, que não cobrem nem a inflação”, disse.

Segundo o deputado, é preciso debater o acesso aos postos de trabalho, a qualidade das vagas ofertadas e a garantia de dignidade durante o exercício profissional. “Será que todos hoje têm acesso a trabalho e trabalho com qualidade e dignidade? Creio que temos de avançar muito ainda nessa seara e o Dieese, que neste ano completa 60 anos, contribuirá bastante nesse debate”, reiterou.  Também deverá ser discutido o papel dos movimentos sociais, em especial o sindical, para a formulação, suporte, avaliação e diretrizes às políticas sociais desenvolvidas pelo órgão.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi fundado por movimentos sindicais, em 1955, para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Reconhecida como instituição de produção científica, atua em assessoria, pesquisa e educação. Os eixos temáticos que orientam toda a produção da entidade são emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.