Estudantes vão às urnas escolher deputados do Parlamento Jovem

Imagem: Eleições ocorrem em 11 escolas de Campo Grande
Eleições ocorrem em 11 escolas de Campo Grande
07/10/2015 - 10:06 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Alunos do Ensino Médio de 11 escolas em Campo Grande vão às urnas nesta quarta-feira (7/10) para escolher os deputados estudantes do projeto Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, uma iniciativa da Assembleia Legislativa. “Os estudantes podem vivenciar o que é uma eleição de verdade, com urnas eletrônicas e todos os procedimentos habituais de um pleito comum”, explicou a diretora da Escola, Cheila Vendrami.

Segundo ela, os adolescentes participaram de debates e escreveram redações sobre o porquê querem exercer o mandato de deputado estudante. “A campanha eleitoral nas escolas também foi orientada pelos coordenadores, que ressaltaram aspectos éticos relacionados ao processo eleitoral”, informa. Ao todo, 4.484 estudantes podem votar, nas seguintes escolas estaduais: Amélio de Carvalho Baís, Henrique Ciryllo Corrêa, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, Riachuelo, Arlindo de Andrade Gomes, José Antônio Pereira, José Maria Hugo Rodrigues, Waldemir Barros da Silva e Lúcia Martins Coelho. Também participam do pleito os estudantes do Colégio Atenas e da Mace.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), que conduz a eleição e a apuração dos votos da mesma forma que nos pleitos tradicionais. O TRE-MS divulgará os nomes dos eleitos dia 9 de novembro. “De 18 a 20 de dezembro, teremos a capacitação dos eleitos na Assembleia Legislativa, com palestras, visita pelos vários setores da Casa de Leis e orientações de como acontecem os trabalhos legislativos”, afirma Cheila. A diplomação no TRE-MS e a posse na Assembleia Legislativa estão previstas para o dia 22 de fevereiro de 2016, em horários a serem confirmados.

Os deputados estudantes terão mandato de um ano. Participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias dos deputados estaduais, e poderão apresentar projetos a serem apadrinhados pelos deputados estaduais. O Parlamento Jovem foi criado em 2005 com a finalidade de promover a cidadania e o envolvimento dos jovens com a política.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.