CPI do Cimi ouve delegado da PF e indígenas nesta terça-feira

Imagem: CPI retoma oitivas às 14h, no plenário Deputado Júlio Maia
CPI retoma oitivas às 14h, no plenário Deputado Júlio Maia
27/10/2015 - 09:25 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Wagner Guimarães

Prosseguem nesta terça-feira (27/10) as oitivas realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A reunião será realizada no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, a partir das 14h. Deverão ser ouvidos os indígenas Dionedson Cândido, Inocêncio Pereira e Cacilda Pereira, além do delegado Alcídio de Souza Araújo, da Polícia Federal.

Em 2013, o delegado participou da ação de reintegração de posse da fazenda Buriti, em Sidrolândia, e aparece em vídeo apresentado durante a última oitiva da CPI. Os dois proprietários da fazenda, Ricardo e Jucymara Bacha, já foram ouvidos na semana passada pelos membros da comissão.

De acordo com a deputada Mara Caseiro (PTdoB), presidente da CPI, o fato do delegado ter participado de ações de reintegração de posse pode trazer importantes subsídios às investigações. “Ele esteve na fazenda Buriti, invadida por centenas de indígenas, e onde ocorreram atos de extrema violência. Tenho convicção de que ele poderá contribuir revelando o que o Cimi fazia no local”, comentou.

Até o momento, os membros do colegiado ouviram os depoimentos dos jornalistas Lorenzo Carrasco e Nelson Barretto, estudiosos da área, e dos dois produtores rurais. Esta será a terceira rodada de oitivas da comissão. Além da deputada Mara, também fazem parte da CPI os deputados Marquinhos Trad (PMDB), vice-presidente da comissão; Paulo Corrêa (PR), relator; e os membros Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT).



* Com informações da assessoria de imprensa parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.