Sessões solenes, reuniões das CPIs e curso marcam a semana na ALMS

Imagem: Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo
Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo
13/11/2015 - 09:06 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

A programação da semana de 15 a 22 de novembro está movimentada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Na segunda, terça e sexta-feira, das 16h às 18h, no Plenarinho Nelito Câmara, a Escola do Legislativo promove o curso de Redação Oficial Básica.

A professora mestra Rosemeire Farias ministrará as aulas expositivas com resolução de questões de gramática e exercício de redação. O objetivo é trabalhar técnicas que auxiliem na produção de documentos oficiais, com foco na linguagem clara e no discurso que apresentem idéias de forma precisa, sem perder a elegância textual.

Na terça-feira, a partir das 14h, no Plenário Júlio Maia, o procurador Marco Antônio Delfino e o produtor rural Raul das Neves serão ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A comissão é presidida pela deputada Mara Caseiro (PMDB), tendo Marquinhos Trad (PMDB) como vice-presidente e Paulo Corrêa (PR) como relator. Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB) são os outros membros do grupo de trabalho.

A Comissão de Saúde da Assembleia realiza na quarta-feira, às 14 horas, no Plenarinho, uma nova reunião para a prestação de contas pelo gestor do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. O relatório apresentado deverá conter dados relativos aos recursos aplicados, ações fiscalizatórias e serviços prestados referentes ao segundo quadrimestre de 2015.

Ainda na quarta-feira, às 19h, os deputados estaduais entregarão a Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, durante sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A honraria foi criada pelo deputado Amarildo Cruz (PT), por meio da Resolução 036/2009.

Quinta-feira, às 14h, prossegue o trabalho da CPI que investiga a ação/omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos casos de violência praticados contra os povos indígenas, entre os anos de 2000 e 2015. De acordo com o presidente da comissão, deputado João Grandão (PT), já foram aprovados requerimentos solicitando informações à Polícia Federal (PF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Também na quinta-feira, das 13h às 18h, o Conselho Estadual das Cidades promove a 83ª Reunião Ordinária. Já às 19h, por proposição da deputada Mara Caseiro, será entregue a Comenda Vespasiano Barbosa Martins, criada pela Resolução 08/2013. A honraria é voltada para as pessoas físicas que se destacam na área da saúde do Estado.

*Matéria alterada às 17h de16/11 para edição de informações

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.