Deputados entregam Comenda Zumbi dos Palmares a personalidades

Imagem: Proposição do evento é do deputado Amarildo Cruz
Proposição do evento é do deputado Amarildo Cruz
18/11/2015 - 09:45 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

Deputados estaduais homenageiam nesta quarta-feira (18/11), às 19h, personalidades com reconhecida atuação no combate ao racismo e promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul. A solenidade, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, será realizada no plenário Deputado Júlio Maia e foi proposta pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT), por meio da Resolução 36/2009.

Indicados pelos deputados estaduais, os agraciados receberão a Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, à época do Brasil colonial, e que morreu no dia 20 de novembro de 1695. Por determinação da Lei federal 12.519/2011, a data ficou conhecida como o Dia da Consciência Negra. “Sabemos que a caminhada é longa para, quem sabe um dia, conquistarmos uma sociedade livre do preconceito e do racismo, mas temos sim que comemorar e homenagear àqueles que lutam diariamente contra a discriminação”, afirmou o deputado Amarildo.

Receberão a Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares: Edelfia Bogado, Abadio Alcântara Rodrigues, Daniel Reis, Vânia Lúcia Baptista Duarte, José Antônio Pereira dos Santos, Mário Teixeira de Sá Júnior, Leonardo de Oliveira Melo, Manoel Sotero de Oliveira (Simona), Lusival Pereira dos Santos, Lourival dos Santos, Aparecido Teodoro Luiz, Edgar de Souza Matos, Eleno Ribeiro Trindade, Edmir Leocádio Figueiredo de Moraes, Carlos Renée de Oliveira Venâncio, Sandra Mara Martins dos Santos, Iracema Pereira Tiburcio, Pedro Fernandes Costa Gaeta, Adriane da Silva Soares, Devair Santos Melgarejo, Cynthia Ribeiro Pereira, Marinalva Pereira, Carlos de Santana Carneiro, Maria Isabel Neris, Florentino da Costa e Marcos Silva dos Santos.

A sessão solene é aberta ao público, terá apresentações culturais e contará com a participação de representantes da Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Governo do Estado); do Conselho Estadual dos Direitos do Negro; de entidades religiosas e da Comunidade Tia Eva, em Campo Grande.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.