CPI do Cimi realiza primeira acareação às 14h

Imagem: CPI investiga atuação do Cimi junto às comunidades indígenas de MS
CPI investiga atuação do Cimi junto às comunidades indígenas de MS
01/12/2015 - 08:57 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Nesta terça-feira (1/12), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) realiza sua primeira acareação entre o ex-assessor jurídico do Cimi, o advogado Maucir Pauletti e o delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, André Matsushita. A reunião será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 14h.

“A CPI foi instalada para apurar a participação de integrantes do Cimi no financiamento e na incitação nas invasões de terras tituladas no Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de averiguar a verdade já ouvimos 15 depoentes e na última oitiva o delegado da Polícia Civil, André Matsushita foi citado pelo ex-assessor jurídico do Cimi, Maucir Pauletti. Por desconhecer os fatos citados por Pauletti, o delegado Matsushita encaminhou ofício a esta comissão solicitando a acareação para esclarecer a situação”, destacou a presidente da Comissão, deputada Mara Caseiro (PTdoB).

A CPI do Cimi tem como objetivo investigar a suposta incitação por parte do Conselho Missionário Indigenista às ações indígenas e é composta ainda pelo vice-presidente, deputado Marquinhos Trad (PMDB); e o relator, Paulo Corrêa (PR). Também são membros da comissão os deputados Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT).

*Com informações para a assessoria parlamentar

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.