Assembleia recebe projeto sobre preservação das nascentes no Pantanal

Imagem: Objetivo do projeto é a preservação das nascentes e áreas de preservação permanente da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai
Objetivo do projeto é a preservação das nascentes e áreas de preservação permanente da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai
02/12/2015 - 14:48 Por: Airton Raes    Foto: Roberto Higa

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi (PMDB), recebeu nesta quarta-feira (02/12) o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo, que apresentou o projeto “Cabeceiras do Pantanal”, que tem como objetivo a preservação das nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP).

Conforme Rabelo, como o Pantanal é formado por 12 rios, com nascentes no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é necessário que o projeto integre os dois estados, através dos seus governos e Assembleias Legislativas. “Devido ao desmatamento e assoreamento dos rios, encontramos um quadro preocupante. Por isso, a necessidade de nos anteciparmos e cuidarmos das nascentes”, explicou.

Junior Mochi afirmou que o projeto é de extrema importância e destacou a união entre as Assembleias Legislativas do MS e MT. “Hoje um dos grandes problemas do mundo é a falta de recursos hídricos. Somos privilegiados com nossos rios e com o Pantanal. Precisamos preservar o que é nosso antes que seja tarde demais”, afirmou Mochi.

Uma das principais ações previstas é a realização de um diagnóstico ecológico-ambiental dessas áreas, com o auxílio da geotecnologia e levantamentos de campo. Os resultados obtidos vão orientar os esforços de mobilização de todos os setores para a proteção e conservação das nascentes e APPs do Pantanal. Também será realizado um levantamento nas comunidades pantaneiras visando a identificação das principais atividades econômicas, para que sejam elaborados projetos envolvendo os trabalhadores de forma sustentável.

O lançamento do projeto deverá ser feito em fevereiro do próximo ano em área na divisa entre os dois Estados e reserva de uma das nascentes do Pantanal.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.