Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio é instituído em MS

Imagem: Segundo a autora da lei, em todo o mês de setembro serão realizadas ações para prevenir o suicídio
Segundo a autora da lei, em todo o mês de setembro serão realizadas ações para prevenir o suicídio
07/12/2015 - 07:19 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Está instituído em Mato Grosso do Sul o Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. A inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado foi realizada após a sanção da Lei 4.777, de autoria da deputada Mara Caseiro (PTdoB), publicada no Diário oficial desta segunda-feira (7/12).  

Anualmente, em todo o mês de setembro, serão realizadas ações para discutir amplamente a problemática que envolve o suicídio e buscar políticas de prevenção. “O objetivo é chamar atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida, já que a cor amarela significa vida, luz, alegria e representa o contraponto simbólico ideal do problema”, destaca a deputada, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil são quase 12 mil casos anualmente. “Por isso, a importância de implantar uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar a informar sobre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem levar ao desejo suicida”, ressalta Mara.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.