Deputados estudantes participam de capacitação sobre processos legislativos

Imagem: Estudantes foram às urnas para escolher representantes
Estudantes foram às urnas para escolher representantes
14/12/2015 - 08:13 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Deputados estudantes eleitos durante a quinta edição do projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense participarão de uma semana de capacitações na Assembleia Legislativa antes de assumirem seus mandatos. As atividades começam nesta segunda-feira (14/12), às 8h30, no plenarinho Deputado Nelito Câmara, com a recepção aos eleitos e apresentação da equipe técnica da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que coordena o projeto. O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), dará as boas-vindas aos jovens deputados.

Logo depois, às 9h30, os estudantes assistirão à palestra com o tema Cidadania, ética e a importância do voto e visitarão as instalações do Parlamento estadual. A programação continuará à tarde, com a palestra Reflexões sobre a valorização da democracia, a ser proferida pelo deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), às 14h. Às 15h30, a assessora parlamentar Ana Iara Giraldelli falará sobre o Regimento Interno da Casa de Leis e procedimentos legislativos.

A capacitação prosseguirá ao longo da semana, até a sexta-feira (18/12). Os deputados estudantes serão diplomados dia 22 de fevereiro de 2016, às 8h30, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) e, no mesmo dia, às 15h, serão empossados durante solenidade no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa.

Cidadania

Alunos do Ensino Médio de 11 escolas em Campo Grande foram às urnas dia 7 de outubro para escolher os deputados estudantes. A eleição foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), que conduz a eleição e a apuração dos votos com a mesma metodologia dos pleitos tradicionais. Os 15 deputados estudantes titulares e os 11 suplentes terão mandato de um ano. Participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias dos deputados estaduais, e poderão apresentar projetos a serem apadrinhados pelos parlamentares.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.