Dia do Movimento Pestalozziano é instituído no Estado

Imagem: De acordo com Pedro Kemp, a lei é fruto de uma solicitação da Federação das Associações Pestalozzi do MS
De acordo com Pedro Kemp, a lei é fruto de uma solicitação da Federação das Associações Pestalozzi do MS
22/12/2015 - 07:32 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22/12), a Lei 4.794, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que institui o Dia Estadual do Movimento Pestalozziano no Estado de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 15 de maio.

De acordo com o deputado, a lei é fruto de uma solicitação da Federação das Associações Pestalozzi do Mato Grosso do Sul (Feap-MS), composta pelas entidades de Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Terenos, Bonito, Jardim, Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo. 

O dia 15 de maio é considerado importante para o movimento, pois é a data em que foi fundada a primeira Associação Pestalozzi de Mato Grosso do Sul, localizada em Campo Grande. “É uma forma de reconhecimento de um trabalho de tão relevante alcance social, uma vez que as instituições atendem a inúmeras crianças e famílias, especialmente aquelas mais hipossuficientes, prestando um serviço de qualidade e de solidariedade aos sul-mato-grossenses”.

Riqueza Culinária

Em Mato Grosso do Sul, os paraguaios representam o maior grupo étnico estrangeiro. Em Aquidauana existe um grande número de imigrantes e descendentes. A influência cultural é marcada pelas rodas de tereré, pela polca paraguaia e chamamé e pela festa de Nossa Senhora de Caacupê. Como forma de promover a riqueza culinária, a Lei 4.798, de autoria do deputado Felipe Orro (PDT), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa da Sopa Paraguai.

A festa é realizada, anualmente, no mês de agosto, pela Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana (Arpa). Além da sopa paraguai, no cardápio aquidauanense encontra-se a chipa, o pucheiro e outras inguarias. O público que prestigia eleva-se a cada ano, sendo que na 9ª edição, em 2014, mais de 1.500 pessoas compareceram ao evento.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.