Comunicação da Assembleia Legislativa obteve melhorias em 2015

Imagem:
04/01/2016 - 09:25 Por: Juliana Turatti    Foto: Arquivo ALMS

Em 2015, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul investiu em modernização para cumprir a tarefa de informar de forma clara e objetiva todas as ações dos legisladores. Em agosto, o site institucional da Casa de Leis foi atualizado para aprimorar a relação do Poder Legislativo com o público que utiliza a internet, com o objetivo de oferecer informações em tempo real e de forma simples, aproximando o Legislativo da sociedade.

Com o mesmo intuito de promover interação entre a população e os deputados, a TV Assembleia  criou o programa Pergunte ao Deputado, onde a sociedade faz questionamentos aos parlamentares a respeito de assuntos ligados ao dia a dia e eles respondem. 

Na área cultural, a TV ALMS lançou o MS Música, espaço para a divulgação dos clipes de artistas regionais. Os vídeos com clipes de artistas como Marina Peralta, Muchileiros, Dagata e os Aluizios, Giani Torres, Fernanda Ebling, Jennifer Magnética, entre outros, podem ser conferidos nos intervalos da programação diária.

Já o programa Assembleia Entrevista passou por uma estruturação. Agora, além de entrevistar artistas e outras personalidades, os jornalistas da TV também debatem com os deputados assuntos ligados às audiências públicas e ainda divulgam a agenda do Parlamento. Em 2015, a equipe de jornalistas, produtores e editores de imagens da TV ALMS realizou a modificação do formato das retrospectivas dos trabalhos parlamentares com a finalidade de garantir mais dinamismo aos telespectadores.

De acordo com o jornalista João Humberto, o vídeo de final de ano desenvolvido com os deputados e servidores da Casa de Leis simbolizou o comprometimento e empenho de todos no projeto. Até um drone foi disponibilizado para a captura de imagens. Assista ao vídeo clicando aqui

 “O ano de 2015 foi bastante produtivo na TV Assembleia. Conseguimos dinamizar alguns programas e aproximar ainda mais a população dos parlamentares. Realizamos matérias com temas ligados às discussões na tribuna e audiências públicas e também procuramos difundir a cultura sul-mato-grossense para que os telespectadores pudessem conhecer um pouco mais sobre a nossa música, nosso teatro, nossa literatura. Nossa ideia agora é disponibilizar os programas em tempo real na plataforma do site, mas também para acesso posterior. É um projeto que vamos trabalhar em 2016”, declarou João Humberto.

Ainda em 2015, as sessões plenárias, audiências públicas, seminários, reuniões das comissões permanentes e das frentes parlamentares puderam ser acompanhadas diariamente, em tempo real, pela Rádio ALMS que oferece programação 24 horas ininterruptas, com boletins gravados ou ao vivo, entrevistas com os deputados estaduais e demais autoridades que comparecem ao Parlamento Estadual. “Nosso diferencial é que estamos na ponta da notícia sobre o que acontece na Assembleia e procuramos levar ao nosso ouvinte, tanto quem acessa nossa rádio via web ou o público interno, os servidores, a informação em primeira mão, com a fala dos deputados e detalhes relacionados aos projetos apresentados”, explicou o gerente da Rádio ALMS, Ricardo Ortiz. 

Conforme Ricardo, a aquisição de computadores, mesa de som e microfones garantiu mais qualidade às transmissões. Uma híbrida telefônica que é um equipamento que permite acoplar o telefone à mesa de som possibilitou a participações ao vivo via celular. “Com a híbrida, um repórter nosso pode estar em qualquer outro lugar e entrar durante a programação com um boletim ou uma entrevista, o que agiliza a divulgação da informação”, afirmou Ortiz.

A Rádio ALMS disponibiliza também para as emissoras de rádios de todo o Estado seus boletins que podem ser veiculados de forma gratuita diariamente. Durante a programação, os jornalistas informam indicadores econômicos, previsão do tempo e divulgam músicas de artistas regionais. “É uma forma de incentivarmos nossos cantores e grupos musicais”, destacou o gerente.

Além do acesso via internet, os servidores da Casa de Leis também acompanham a programação da rádio pelo sistema de autofalantes instalados nos gabinetes e demais setores do Legislativo. “Também procuramos informar os funcionários, sendo um canal para avisos e comunicados, estimulando a integração entre os setores e os gabinetes parlamentares”, enfatizou Ortiz.

Para o gerente, a facilidade do acesso via web, a ausência de intervalos comerciais e a divulgação de informações estritamente locais são atrativos aos ouvintes. A expectativa é ainda viabilizar a rádio aberta, inicialmente acessível a quem estiver em Campo Grande e há também previsão de boletins relacionados às leis em vigência no Estado, como por exemplo, o programa Conhecendo o Legislativo (com informações referentes a temas técnicos e tramitação das matérias no Parlamento), entre outras novidades para a programação.

A Assembleia Legislativa ainda conta com o site oficial para divulgar o trabalho parlamentar e em 2015 estreou um novo layout, confira em www.al.ms.gov.br. Saiba mais sobre a TV Assembleia em www.al.ms.gov.br/tvassembleia e sobre a Rádio ALMS em www.al.ms.gov.br/radio

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.